Geral

Notícia publicada quinta-feira 25 agosto 2011

Três palmeirenses integram comitiva da Braspol em intercâmbio na Polônia

Gostou, compartilhe

Há muito tempo a Braspol mantém intercâmbio com entidade congênere na Polônia, que possibilita todos os anos a ida de 25 brasileiros descendentes de poloneses ou que mantêm laços culturais com a etnia. No próximo dia 5 de setembro, no grupo que embarca em direção á Polônia estarão três palmeirenses: Vera Lúcia de Oliveira Mayer, Lauro de Paula e Julia Przybysewski. Durante 10 dias, permanecerão na cidade de Rzeszow, na região Sul do país, onde participam de um curso sobre o idioma polonês. Depois, seguem para conhecer a cultura de outras regiões, como Sanok, Cracóvia, Varsóvia, Czestochowa, retornando ao Brasil no dia 21 de setembro.

O objetivo do intercâmbio é a troca de estudos e experiências das comunidades da Braspol e entidades polonesas que desejam resgatar a unidade e a valorização dos polônicos, em vários segmentos, dentro e fora do território polonês.
No Brasil, particularmente na região Sul, concentra-se um grande número de descendentes, que estão igualmente habilitados também para receber os poloneses em suas comunidades.
Vários brasileiros com descendência polonesa já tiveram a oportunidade de viajar para a terra de seus antepassados por conta do intercâmbio.

Os núcleos da Braspol de todo Brasil podem indicar seus representantes, porém os braspolinos do Rio Grande do Sul é que tem usufruído dessa possibilidade com maior freqüência. No entanto, este ano seis paranaenses se candidataram às vagas, dentre os quais os três palmeirenses que tiveram seus nomes aprovados e representam Palmeira, através do Núcleo da Braspol de Santa Bárbara.

Essa oportunidade, de acordo com Vera Lúcia, possibilita e abre portas para que outros braspolinos que tenham interesse em participar do intercâmbio possam também dele fazer parte, afinal os requisitos são básicos: conhecer minimamente o idioma polonês, ser descendente ou estar ligado às atividades da Braspol e ter disponibilidade de receber os poloneses no Brasil, em suas comunidades. Em Palmeira os interessados podem fazer contato com Vera Lúcia, que é secretária de cultura da Braspol, para obter maiores informações sobre o programa de intercâmbio.