Destaques

Notícia publicada segunda-feira 22 abril 2013

Vacinação contra gripe chega apenas a 40% da meta no município de Palmeira

Gostou, compartilhe

A vacinação contra a gripe em Palmeira mal passou de 40% da meta estabelecida para imunização, mesmo com a realização do Dia D de Vacinação, no último sábado. Até o momento, segundo dados oficiais mo Ministério da Saúde, da meta de 4.975 pessoas a serem vacinadas, apenas 2 mil já haviam recebido a dose da vacina, ou seja, 40,2% da meta.

O maior índice de cobertura vacinal está no grupo de mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias. Das 57 estimadas, 33 já foram vacinadas contra a gripe, o que dá 57,89% da meta.

Já o menor índice de cobertura está com o grupo de gestantes, que da meta de 345 a serem imunizadas apenas 122 receberam a dose da vacina, o que representa 35,36% da meta.

Do maior grupo a ser imunizada contra a gripe, os idosos, que tem meta de cobertura vacinal para 3.450 pessoas, 1.400 já foram vacinadas, representando 40,81% da meta.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até a próxima sexta-feira, dia 26.

Prevenção

Para se prevenir da gripe as pessoas devem tomar alguns cuidados de higiene como: lavar bem, e com frequência, as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e, ainda, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Quem apresentar sintomas de síndrome gripal deve procurar o serviço de saúde para receber o tratamento com o antiviral oseltamivir, quando indicado. Se o medicamento antiviral for prescrito em até 48 horas, a chance de cura da gripe é de aproximadamente 100%.