Geral

Notícia publicada quarta-feira 17 outubro 2018

Vazamento em PV de rede coletora leva parte de esgoto para o Rio Monjolo

Gostou, compartilhe

Um problema de vazamento na rede coletora de esgoto da Sanepar, que margeia o Rio Monjolo que cruza a Rua Padre Camargo no centro da cidade tem causado preocupação e transtorno nos últimos dias a estabelecimentos comerciais e moradores das imediações. Segundo relatos e posteriormente comprovados pela reportagem da Gazeta de Palmeira, um ponto de verificação da rede coletora extravasou a capacidade de escoar de maneira correta o esgoto e acabou vazando para o Rio Monjolo, causando transtornos, como mau cheiro e o consequente despejo irregular do mesmo no rio.

Segundo informações, esta não é a primeira vez que acontece o problema, que já é recorrente, principalmente quando chove. Com as chuvas dos últimos dias o problema piorou. Mas, segundo nos foi informado pela a Sanepar, em boa parte dos casos a empresa só fica sabendo do problema quando as pessoas ao verificarem a situação avisam a companhia de saneamento para que ela possa fazer a verificação e tomar as devidas providências, disse a assessoria da empresa ao ser contatada via telefone, que salientou ainda para a obrigação que as pessoas e empresas têm na hora de fazer as ligações de maneira correta do esgoto, e que a Sanepar mantém um programa permanente “Se ligue na rede”, pois a rede coletora de esgoto não deve ser usada para legação de água pluvial.

Nota oficial

Em contato com a Sanepar, a assessoria se manifestou a através de nota dizendo: “Como medidas corretivas e preventivas, a Sanepar está providenciando os serviços de limpeza das redes das imediações e o telediagnóstico operacional da bacia de escoamento, a fim de identificar os motivos que vêm provocando os extravasamentos relatados.

Havendo necessidade de melhorias, serão desenvolvidos os estudos e projetos para nortear as obras e serviços pertinentes com a maior brevidade possível.

A Sanepar destaca também a importância da interligação correta dos imóveis. A água da chuva deve ser lançada nas galerias pluviais. Seu lançamento irregular na rede de esgoto causa a sobrecarga no sistema, que é dimensionado para coletar e tratar apenas o esgoto doméstico”.