Policial

Notícia publicada terça-feira 08 agosto 2023

Em uma semana, helicóptero novo da PRF faz no Paraná, 18 atendimentos pelo SUS

Gostou, compartilhe

Sete anos após interrupção ocorrida em 2016, Polícia Rodoviária Federal retomou no dia 1º de agosto o serviço aeromédico na região de Curitiba

A Polícia Rodoviária Federal realizou, com o serviço aeromédico, 18 atendimentos a pessoas em situação de risco de vida, desde a retomada do serviço no dia 1º de Agosto. O serviço é prestado na Região Metropolitana de Curitiba, em apoio aos órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Considerando a primeira semana da retomada do atendimento nesta modalidade, a média de resgates é de mais de 2,5 ocorrências por dia. A equipe de resgate opera 12 horas por dia, realizando resgates e remoções de pacientes críticos, além de atender a outras necessidades emergenciais do sistema de saúde. Nestes primeiros dias, foram mais de 25 horas contínuas de vôo.

A PRF está operando em parceria com os demais órgãos do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive, nesta primeira semana, realizou atendimento simultâneo, à vítimas de acidente de trânsito, com aeronave da Polícia Militar

HISTÓRICO

A PRF realizou o serviço no estado no período de 2006 a 2016, agilizando o atendimento de milhares de vítimas de acidentes e de outras situações de risco à vida. Desde então, o serviço estava suspenso.

EQUIPAMENTO

Será utilizada uma aeronave de asa rotativa (helicóptero), modelo Koala AW119, de fabricação italiana, adquirida pela PRF por R$ 30 milhões. Ela tem capacidade para o transporte de até oito pessoas (um piloto, um copiloto, um operador aerotático e outros cinco passageiros).

Foto: PRF