Policial

Notícia publicada quinta-feira 17 agosto 2023

PCPR digitaliza mais de 95% dos inquéritos policiais antigos no Estado

Gostou, compartilhe

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) digitalizou mais de 95% dos inquéritos policiais antigos que tramitavam entre as delegacias e as promotorias. A força-tarefa, objeto de acordo de cooperação entre a PCPR, Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e o Ministério Público do Paraná (MPPR), começou a trabalhar em outubro de 2019 e visa melhorias nos serviços prestados à população.

Mais de 28 mil inquéritos antigos no Paraná já foram digitalizados. Os trabalhos continuam em algumas comarcas do Interior para alcançar 100% de inquéritos. Esse processo envolve todos os procedimentos de polícia judiciária iniciados antes de 26 de agosto de 2019, uma vez que depois dessa data todos tramitam exclusivamente no meio eletrônico.

Com a inserção dos procedimentos antigos no Projudi, toda movimentação mais recente é feita de forma remota, evitando transferências de documentos físicos, dando mais celeridade nas resoluções e discussões jurídicas.

“Com a digitalização do acervo de procedimentos antigos que ainda tramitava de forma física, melhoramos o tempo de resposta da PCPR. As investigações tornam-se mais ágeis e reduzimos o tempo médio de conclusão dos inquéritos policiais”, afirma o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

O projeto começou em Curitiba e depois foi migrando para outras 17 comarcas do Estado. Em algumas cidades, o procedimento continua sendo realizado pelas próprias promotorias.

Foto: Beatriz Jarzinski/PCPR