Policial

Notícia publicada segunda-feira 19 agosto 2013

Polícia Ambiental apreende arma ilegal, redes de pesca e flagra desmatamento irregular

Gostou, compartilhe

Na tarde de domingo (18) a Polícia Ambiental de Vila Velha, em cumprimento da ‘Operação Agosto Seguro’, realizou patrulhamento em Porto Amazonas e realizou bloqueio de via na localidade de Trevo das Três Encruzilhadas. Durante a ação foi abordado o veículo Gol, placas AFS-3936, conduzido por E. J. S., de 36 anos, e acompanhado por E. V., 30. Ao ser realizada busca no porta-malas do veículo, os policiais encontraram uma espingarda calibre 12, marca Boito, modelo Puma, número de série E34073-03, desmuniciada. Como o proprietário do veículo não possuía documentação do armamento, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Palmeira, para as devidas providências.

Ainda nas imediações de Porto Amazonas, ao ser realizado patrulhamento no rio Iguaçu, foram encontradas armadas às margens do rio, 70 metros de redes de nylon de diversas malhas, sendo que os responsáveis pelos materiais não foram localizados. O material predatório foi recolhido ao Posto Policial Ambiental de Vila Velha.

Na localidade de Turvo, em Palmeira, os policiais ambientais encontraram um desmate de vegetação nativa, em estágio médio de regeneração, numa área correspondente à 1,92 ha., sendo atingindo ainda, área de preservação permanente, em área correspondente à 0,2 ha. Ao proprietário, identificado como Valdir Farago, foi lavrada a sanção penal, sendo enviado ofício ao Ministério Público Estadual e ao Instituto Ambiental do Paraná, para a lavratura da sanção administrativa. A referida área permanece embargada até posterior decisão do órgão ambiental competente.

As penas pelos crimes de destruição de vegetação em estágio médio do Bioma Mata Atlântica, e em áreas de preservação permanente, são de detenção de um à três anos e multa.

Denúncias sobre crimes ambientais na região dos Campos Gerais podem ser realizadas ao Posto Policial Ambiental de Vila Velha, através do telefone (42) 3228-1581, ou pelo email bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.