Curta você também
Policial
Polícia Ambiental intensifica patrulhamento aquático na Operação Verão no Paraná
Em razão da Operação Verão 2025/2026, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental intensificou os patrulhamentos aquáticos em rios, lagos artificiais e reservatórios de usinas hidrelétricas em todo o Paraná. A medida busca garantir a segurança da população e a preservação ambiental em locais bastante procurados para pesca e lazer, especialmente durante o período de calor intenso e férias.
Durante as ações, os policiais realizam abordagens a pessoas em embarcações, veículos e também àquelas que permanecem nas margens dos rios e lagos. Além das fiscalizações, são repassadas orientações sobre as normas ambientais e as regras básicas de segurança na navegação e nas atividades aquáticas de lazer.
A Polícia Ambiental reforça que os pescadores devem respeitar o período de defeso da piracema, quando está proibida a pesca de espécies nativas, medida fundamental para garantir a reprodução dos peixes. Nesse período, é permitida apenas a captura de espécies exóticas, como tilápia, carpa e peixe-rei, respeitando o limite máximo de cinco quilos de pescado, além de um exemplar.
Durante os patrulhamentos, é comum a localização de apetrechos de pesca de uso proibido, como redes, boias loucas e espinhéis. Esses materiais são apreendidos e encaminhados ao posto mais próximo da Polícia Militar Ambiental para posterior destruição. Quando os responsáveis são identificados, eles podem ser presos em flagrante e autuados conforme a legislação ambiental vigente.
Segundo a corporação, o objetivo das ações é garantir que o lazer nas áreas aquáticas durante o verão ocorra de forma segura, responsável e sustentável, preservando o meio ambiente e protegendo a população.
Foto: IAT