Policial

Notícia publicada quinta-feira 10 agosto 2023

Polícia Militar do Paraná comemora 169 anos com solenidade no Guatupê

Gostou, compartilhe

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) celebrou seus 169 anos com uma solenidade, nesta quinta-feira (10), na Academia Policial Militar do Guatupê. Mesmo com chuva, o evento reuniu autoridades e personalidades civis para homenagear a instituição e sua história.

Em seu discurso, o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a importância da missão constitucional da instituição e enalteceu o comprometimento e coragem dos membros da corporação. “É uma honra fazer parte dessa instituição centenária e defender os valores que ela representa”, afirmou. “A PMPR continua a desempenhar um papel fundamental na garantia da segurança e tranquilidade da comunidade”.

A relevância do trabalho desempenhado pela Polícia Militar também foi ressaltada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Luiz Fernando Keppen. “Homens e mulheres que compõem essa gloriosa instituição colocam-se na linha de frente para manter a segurança da nossa sociedade”, afirmou.

O evento foi encerrado com um desfile militar, que contou com a participação de diversas unidades da PMPR e demonstrações técnicas do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), com voos de aeronaves, e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), com simulado de intervenção em ocorrência com refém em transporte coletivo.
A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da Corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios históricos do Paraná e sua atuação teve papel essencial no controle de revoltas militares internas, como a Revolução Federalista, de 1893, a Guerra do Contestado, de 1912, e até mesmo na Guerra do Paraguai.

Foto: Soldado Mauro Berg/PMPR