Policial

Notícia publicada terça-feira 25 julho 2023

PMPR reforça policiamento e ações educativas junto à comunidade escolar

Gostou, compartilhe

A Polícia Militar do Paraná reforça nesta semana o Patrulhamento Escolar em todo o Paraná, como parte da Operação Vizinhança Escolar Segura, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), que visa garantir a tranquilidade e a segurança dos alunos, professores e funcionários no retorno às aulas após o período das férias de julho.

As atividades da Polícia Militar incluem o aumento da presença policial nas proximidades das escolas, visitas às unidades educacionais para interação com a comunidade escolar, palestras interativas com os alunos, acompanhamento nos horário de entrada, saída e intervalo, além de reuniões com diretores e equipes pedagógicas.

“A importância dessa operação é reafirmar o compromisso contínuo do BPEC com as comunidades paranaenses. Além disso, nosso objetivo principal é proteger as crianças e adolescentes que frequentam diariamente os estabelecimentos de ensino em todo o Estado”, destacou o responsável pelo comando do BPEC e pela operação de volta às aulas, major Márcio Rogério Neppel.

Além do patrulhamento escolar regular, o efetivo administrativo foi a campo para ampliar o atendimento a estabelecimentos de ensino mais distantes. No município de Londrina, as equipes adicionais foram direcionadas para visitar escolas localizadas em distritos rurais. Em algumas unidades, os policiais promoveram um bate-papo com os alunos em sala de aula para dar algumas dicas de segurança. Em outras regiões do Estado houve palestras sobre bullying, bem como a avaliação da segurança no ambiente escolar.

BPEC 

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária atua em todas as regiões do Paraná desenvolvendo dois programas: Patrulha Escolar Comunitária (PEC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O PEC é construído em cada comunidade escolar com o desenvolvimento de módulos e a inclusão de atividades complementares, levando em consideração as condições de segurança de cada instituição estadual de ensino. Integra patrulhamento no entorno dos colégios, contato direto com a direção das escolas e palestras aos alunos e profissionais.

Já o Proerd é uma das ações que compõem as políticas públicas estaduais sobre drogas e violência no Estado e trabalha na perspectiva da prevenção primária em segurança pública nas escolas. É aplicado a alunos da educação infantil, quintos e sétimos anos do ensino fundamental. Também inclui um curso específico para pais, responsáveis e professores, na construção de conhecimentos para a intervenção nas escolas, família e na comunidade.

Foto: PMPR