Policial

Notícia publicada sábado 06 janeiro 2024

PRF prende motorista com carteira de habilitação digital falsificada

Gostou, compartilhe

Na tarde da ultima quarta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem que tentou enganar os policiais com um documento digital falsificado. Ele foi abordado dirigindo um carro na BR 116 em Barra do Ribeiro(RS).

Os policiais deslocavam de viatura quando solicitaram passagem para o motorista de um Agile que transitava em baixa velocidade pela faixa da esquerda. Ele não mudou de faixa e ainda freiou bruscamente o veículo, quase causando um acidente.

Foi abordado e, após solicitado, o homem apresentou aos policiais sua Carteira de Habilitação Digital no aplicativo Carteira Digital (CNH). A carteira aparecia como em dia, sendo o homem em princípio habilitado para carros e motos. Ao consultarem, perceberam que o QR Code do documento não funcionava. Partiram então para consultas aos sistemas policiais, onde descobriram que o homem tinha CNH somente para motocicleta, vencida há 18 anos.

Ao realizarem uma análise minuciosa, descobriram também que o aplicativo instalado no celular do abordado não era o oficial do governo, mas um falsificado, com as mesmas características, e que o documento digital apresentado era falsificado.

O homem, natural de Porto Alegre, de 43 anos, já tinha 14 ocorrências, por crimes como estupro, uso de documento falso, ameaça, direção perigosa e outros.

Ele é acusado inclusive de tentar vender uma motocicleta utilizando uma carteira de habilitação falsa em outubro do ano passado. Após perceber que os policiais descobriram a falsidade do documento, o motorista disse que comprou o aplicativo com o documento de um homem que conheceu nas redes sociais.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal, para onde o homem foi conduzido após receber voz de prisão pelo crime de uso de documento falso.

Foto: PRF