Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 23 agosto 2023

ALEP aprova projeto de Hussein Bakri que institui o Dia da Mulher Agricultora

Gostou, compartilhe

15 de outubro passará a ser o Dia da Mulher Agricultora no Paraná. A data comemorativa está prevista num projeto de lei de autoria do Líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), que foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (22). Para além do simbolismo, a intenção do parlamentar é reforçar a força feminina no campo e incentivar que mais mulheres paranaenses tomem a frente no meio rural.

“As mulheres no campo são cada vez mais numerosas e desempenham inúmeras funções essenciais para a atividade, o que mostra que há uma crescente representatividade feminina no setor. O empoderamento feminino na agricultura moderna não é apenas uma constatação, é sinônimo de revolução”, destacou Hussein Bakri.

De acordo com o Censo Agropecuário 2017 (o último divulgado), 13% dos estabelecimentos agropecuários do Paraná são comandados por mulheres, ou seja, cerca de 40 mil propriedades. E a intenção do projeto em tramitação na Assembleia é valorizar e fortalecer esse protagonismo.

Da mesma forma, o Governo Ratinho Junior vem buscando meios de reforçar a participação do público feminino na vocação agropecuária do estado. Nesse sentido, extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) atendem atualmente cerca de 20 mil mulheres que atuam no campo, oferecendo assistência técnica, abrindo acesso a políticas públicas e levando capacitação profissional para incentivar o protagonismo feminino e também aprimorar a qualidade dos produtos das agricultoras paranaenses.

Além disso, as mulheres têm o apoio do IDR para a comercialização dos produtos, o que impacta positivamente na renda familiar. Há também o atendimento nas atividades de produção de leite, fruticultura e olericultura, produção orgânica e agroecológica, produção de grãos, agroindústria, produção de alimentos para autoconsumo e acesso a crédito rural.

Na semana passada, inclusive, foi anunciado o atendimento diferenciado a mulheres incluídas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) interessadas em investir em suas propriedades. O Estado vai assumir 100% dos juros dos empréstimos contraídos para esse fim, a partir de uma linha de crédito dentro do Banco do Agricultor Paranaense.

Foto: Orlando Kissner/Alep