Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 11 abril 2017

Alep realiza Audiência Pública no Plenarinho sobre Operação Carne Fraca

Gostou, compartilhe

Na manhã de terça-feira (110 foi realizada uma audiência pública no Plenarinho da Alep sobre os reflexos e impactos da “Operação Carne Fraca”, da Polícia Federal, para a economia paranaense e nacional.

O encontro, proposto pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, presidida pelo deputado Marcio Pauliki (PDT), buscou esclarecimentos técnicos sobre a operação. Também fizeram parte da organização do evento os deputados Nelson Luersen (PDT), da Frente Parlamentar do Transporte Rodoviário de Cargas; Pedro Lupion (DEM), da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e Anibelli Neto (PMDB), do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar.

Mercado

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou, em sua participação na audiência, que a Operação Carne Fraca atingiu a boa imagem que o setor vinha construindo ao longo dos anos perante o mercado internacional de carnes e derivados. “Estou certo de que 99,9% das nossas unidades de produção de carnes têm boas práticas de qualidade, controle e higiene, para produzir proteína animal que é enviada para cerca de 160 países. O lado bom da operação é que expurgou do setor fiscais e empresários que cometeram algum tipo de corrupção. Agora é trabalhar para recuperar a confiança do mercado”, disse Ortigara.

Cooperação

Para o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos e do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Paraná, Péricles Salazar, as irregularidades apontadas na Operação Carne Fraca devem ser combatidas. Salazar também ressaltou que as instituições que ele representa são favoráveis ao reforço da fiscalização e monitoramento às indústrias de carnes e derivados do estado. “Nós só não admitimos que o Ministério da Agricultura mantenha restrições a algumas empresas que geram milhares de empregos. Por isso, sugiro aos nossos deputados estaduais e federais que formemos um círculo de cooperação no sentido de nós solicitarmos aos técnicos do Ministério da Agricultura que viabilizem a reabertura imediata dessas empresas”,

Paraná

Segundo o deputado Marcio Pauliki, os efeitos da Operação Carne Fraca são um problema nacional que atinge seriamente o Paraná, já que de um total de 21 empresas envolvidas, 18 estão localizadas em território paranaense. “Queremos que ocorram as punições, que se culpem os responsáveis, mas queremos também que essa operação se conclua de forma rápida, para que nós possamos afastar as incertezas. Não podemos perder mais empregos e renda no Paraná por causa dessa investigação”, concluiu o parlamentar.

Foto: Noemi Froes/Alep