Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 20 julho 2011

AMCG põe prefeitos da região frente à frente com secretário do Meio Ambiente e presidente do TC

Gostou, compartilhe

A reunião da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizada na terça-feira (19), em Ponta Grossa, discutiu dois assuntos importantes para as gestões municipais da região: meio ambiente e prestação de contas. Os prefeitos contaram com a participação do secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães.

Na oportunidade Iurk, falou sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado e sobre os projetos e ações da secretaria para este ano, onde ressaltou a importância da participação dos municípios na elaboração e concepção de políticas públicas. Reunido pela primeira vez com os prefeitos dos Campos Gerais, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Guimarães, mostrou a sua disposição para dialogar a respeito das ações do TC e sanar

dúvidas os prefeitos presentes.

“Essa é a primeira reunião para tratar de Política Estadual de Resíduos Sólidos aqui no estado, uma das diretrizes prioritárias dentro do tema Meio Ambiente do governo Beto Richa, ressaltando que somente por meio do diálogo e troca de experiências poderemos oferecer aos municípios paranaenses, e até outros estados e países um sistema inovador, um modelo inédito de gestão adequada para o setor”, afirmou Iurk.

Ele ainda fez questão de ressaltar que o Paraná é um dos estados pioneiros na busca da articulação para a regionalização integrada entre os municípios. “Neste momento estamos concluindo a lei da política de resíduos sólidos, e queremos compartilhar esse trabalho, sabendo que em sua execução a integração é elemento essencial”. Finalizou o secretário.

A reunião animou os prefeitos da região dos Campos Gerais, que apostam na visão democrática dessa gestão para solucionar problemas ambientais graves e antigos que atingem a região, demonstrando estes que estavam de “coração aberto” para as novas propostas apresentadas.

“Já ouvi dizer que muita gente tem medo do presidente do TC eu vim aqui para mostrar que não motivo para isso, e que olhando nos olhos e conversando a gente se entende”, brincou Guimarães, que também afirmou que a idéia é estreitar a relação entre o Tribunal de Contas e as prefeituras. “Encontros como este que une o gestor e controlador facilita a comunicação, pois não há interlocutores, colabora no repasse de informações e consequentemente auxilia o nosso trabalho porque diminui números de irregularidades realizadas pela falta de informação”, explicou.

O presidente falou a respeito do Plano Anual de Fiscalização Social que se trata de um programa de avaliação de gestão que pretende levar informações diferenciadas ao cidadão. “O cidadão estando abastecido de informações sobre as diversas áreas de atuação do município tem condições de reivindicar e exercer seu papel”, destacou.

A respeito da prestação de contas municipais, Guimarães disse que desta vez quem vai fechar as contas dos municípios é próprio Tribunal. “As prefeituras devem enviar as informações e nós vamos realizar este trabalho”, enfatizou.

O presidente também afirmou que pretende ainda este ano fazer uma palestra em parceria com a AMCG voltada a jornalistas dos veículos de comunicação e assessores de imprensa da região com a intenção de explicar os procedimentos do Tribunal e como a informação pode ser repassada de maneira simples e com fácil assimilação.

Positiva

O presidente da AMCG e prefeito de Porto Amazonas, Miguel Tadeu Sokulski, avaliou positivamente as duas reuniões. “Os encontros supriram as nossas boas expectativas, pois possibilitaram que os participantes recebessem informações relevantes sobre as ações realizadas pelas duas áreas e a partir disso terão condições de efetivar novas atividades que colaborem no planejamento fiscal e de meio ambiente dos municípios”.

O presidente também salientou a interação entre os prefeitos e governo estadual. “Estamos tendo uma boa oportunidade de sanar nossas dúvidas e realizar uma administração em sintonia com ações propostas pelo novo Governo do Estado”, finaliza o presidente.