Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 11 dezembro 2025

Assembleia promove audiência pública sobre regulação do gás canalizado

Gostou, compartilhe

Uma audiência pública na Assembleia Legislativa debate as “Competências Constitucionais dos Estados na Regulação da Infraestrutura do Gás Canalizado”. O encontro será na segunda-feira (15), às 10h30, no Plenarinho.

A agenda é uma proposição do presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD); do deputado Fabio Oliveira(Podemos), coordenador da Frente Parlamentar da Engenharia, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável; do Líder do Governo, deputado Hussein Bakri; e do deputado Luiz Fernando Guerra, presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

Para o deputado Fabio Oliveira, o debate é estratégico por envolver questões de infraestrutura. “O Paraná precisa proteger sua autonomia energética e regulatória. Gás canalizado é infraestrutura crítica para a indústria, para a inovação e para a competitividade do nosso Estado. Qualquer debate sobre competências compromete investimentos, afeta contratos e coloca em risco o equilíbrio federativo”, defende o parlamentar.

A discussão ocorre em meio ao avanço de normas federais e propostas de regulamentação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que vão de encontro com a autonomia constitucional dos Estados prevista no art. 25, §2º da Constituição Federal, que garante aos Estados a competência exclusiva para explorar e regular os serviços locais de gás canalizado.

A principal controvérsia envolve o art. 7º, VI, da Lei Federal 14.134/2021 (Lei do Gás), que delega à ANP a prerrogativa de classificar gasodutos como de transporte ou de distribuição com base em critérios técnicos de diâmetro, pressão e extensão.

A medida, ampliada pela minuta da ANP em Consulta Pública, abre margem para que gasodutos estaduais de distribuição sejam reclassificados como de transporte, o que retiraria dos Estados o poder regulatório garantido constitucionalmente.

Segundo a própria ABEGÁS, entidades do setor e pareceristas constitucionais, a proposta federal afronta o pacto federativo (arts. 1º e 18 da CF) e ultrapassa o que a Constituição estabelece como monopólio da União, restrito ao transporte interestadual e internacional (art. 177, IV, CF).

A audiência pública trará ao Paraná discussões acerca da ADI 7.862, no STF, que questiona a constitucionalidade da delegação dada à ANP.

Os fundamentos dessa ação, que estarão no centro do debate paranaense, incluem: a volação do art. 25, §2º da CF, a violação do pacto federativo, da Irretroatividade e da violação da ordem econômica (arts. 170 e 175 da CF).

A realização da audiência fortalece a articulação dos Estados contra o avanço regulatório federal. Como a adoção de legislação estadual reforçando a competência regulatória sobre distribuição, o apoio institucional à ADI 7.862 e atuação conjunta com demais Estados da região Sul, por meio do CODESUL.

Serviço:

Audiência Pública: “Competências Constitucionais dos Estados na Regulação da Infraestrutura do Gás Canalizado”

Data: 15/12/2025

Horário: 10h30

Local: Plenarinho – Assembleia Legislativa do Paraná

Foto: Marcos Mariano