Curta você também
Política
Câmara Municipal realiza sessão ordinária itinerante em Witmarsum
Desde o ano de 2009, quando foi instituída a sessão ordinária itinerante no regimento interno da Câmara Municipal de Palmeira, dez destes eventos já foram realizados. O último deles aconteceu na terça-feira (6), no Colégio Fritz Kliewer, em Witmarsum, com a presença de estudantes, professores e pessoas da comunidade. A pauta de matérias para votação teve dez projetos de lei, um projeto de decreto legislativo e quatro indicações, todas aprovadas por unanimidade de votos dos oito vereadores que compareceram à sessão.
Diferente das sessões normais, a itinerante só tem uma rápida explanação inicial sobre as atribuições dos poderes, com ênfase para o Legislativo, e, durante o expediente, um representante da comunidade pode fazer uso da palavra. Quem ocupou a tribuna para falar em nome da comunidade foi o presidente da Associação de Moradores Proprietários de Witmarsum, Vilibaldo Nidibaldo Temp, que apresentou reivindicações.
Temp, entre outros anseios da comunidade, citou a pavimentação das vias públicas, a oferta da educação infantil e a instalação de Posto de Saúde da Família, recentemente anunciado pela administração municipal, dizendo esperar que tenha médicos e profissionais do setor para poder funcionar de modo a atender os moradores com eficiência.
Na tribuna também estiveram os vereadores João Alberto Gaiola (PDT) e Pastor Anselmo (PSD). O primeiro falou sobre problemas no setor de saúde, dizendo que futuro convênio a ser firmado entre Prefeitura Municipal e Santa Casa de Palmeira, no valor de R$ 72 mil até o final deste ano deveria ser extensivo ao Hospital Madre Tereza de Calcutá e Hospital 25 de Novembro, de Witmarsum. O segundo falou sobre politização e enalteceu convênio entre Prefeitura Municipal e Associação de Moradores, em vigor desde 2011 e que, este ano, deve representar repasse de R$ 190 mil para custeio de serviços como conservação de vias públicas, coleta de lixo e outros.