Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 09 março 2023

Deputados estaduais querem intensificar atuação das comissões permanentes

Gostou, compartilhe

Após a definição dos presidentes, vice-presidentes e membros das comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Paraná para o biênio 2023-2024, os escolhidos reforçaram a necessidade de intensificar o trabalho das comissões permanentes. Os líderes das bancadas e blocos partidários da Assembleia Legislativa do Paraná indicaram os integrantes dos grupos temáticos na semana passada. Com caráter técnico-legislativo ou especializado, as comissões fazem parte da estrutura institucional da Assembleia. Elas funcionam com responsabilidade sobre determinada área do interesse coletivo.

Além das 26 comissões já existentes, os parlamentares aprovaram um projeto de resolução da Comissão Executiva criando mais três comissões: a de Igualdade Racial, a de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a de Minas, Energia e Água. A proposta já foi promulgada pelo presidente, deputado Ademar Traiano (PSD). Para o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), a criação das três comissões surgiu devido a uma demanda da sociedade. “Era uma cobrança da população para que essa Casa tivesse estas três comissões importantes. Por isso, estamos criando estas através de um projeto de resolução. Entendemos que são temas pertinentes”, avaliou Curi.

Deputada mais jovem da Assembleia, com 22 anos, Ana Julia (PT) assume a Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude com a responsabilidade de aumentar a representatividade juvenil no parlamento. Já a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais será presidida pelo deputado Requião Filho (PT), que definiu o trabalho do grupo de trabalho necessário para “romper fronteiras”. Presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, o deputado Luiz Fernando Guerra (União Brasil) afirmou que pretende aliar as demandas do setor produtivo com os programas das secretarias de Estado.

Foto: Orlando Kissner/Alep