Destaques

Notícia publicada quarta-feira 10 abril 2013

Edir Havrechaki completa 100 dias à frente da Prefeitura de Palmeira

Gostou, compartilhe

O prefeito de Palmeira, Edir Havrechaki (PSC), completa 100 dias à frente da Prefeitura Municipal.  Depois de dedicar os três primeiros meses de seu mandato à composição da equipe administrativa e à retomada de obras iniciadas no final de 2012, como a pavimentação da avenida Daniel Mansani, o prefeito vê com otimismo os próximos meses de mandato, sobretudo com boas perspectivas para a captação de recursos federais e estaduais para investimentos no município.

O otimismo é ancorado nos bons contatos que o prefeito mantém na esfera estadual, como a deputada Rose Litro (PSDB), o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB), e o próprio governador Beto Richa. Havrechaki conta ainda com o apoio dos deputados federais André Vargas (PT) e Hidekazu Takayama (PSC), além do acesso, através do vice-prefeito Marcos Levandoski (PT), com toda a bancada petista no governo federal.

Ciente disso, o prefeito tem buscado mecanismos para, através da solicitação de emendas parlamentares e inclusão de Palmeira em programas federais, garantir a captação de recursos para as grandes obras anunciadas em seu plano de governo. Entre essas obras estão a pavimentação da avenida das Palmeiras, a construção do viaduto sobre a BR-277, ligando a rua conceição à Colônia Francesa, e também a construção de via marginal no trecho urbano da PR-151.

Conduta diferente

Apesar de ter sido o candidato apoiado pelo ex-prefeito Altamir Sanson (PSC) nas últimas eleições, Edir tem demonstrado uma conduta diferente à do prefeito anterior quanto à forma de enxergar a administração municipal.

Com foco na obtenção de resultados, assim que assumiu a Prefeitura, em janeiro, o prefeito conscientizou a nova equipe quanto à importância de alcançar as metas traçadas pela administração municipal. Com esse intuito, firmou um contrato com prazo determinado de duração com cada membro de sua nova equipe. Segundo o prefeito, os contratos deverão ser revisados no mês de junho, ficando a sua renovação condicionada à avaliação e aprovação do desempenho de cada cargo nomeado.

Outro fato importante que demonstra uma mudança de perfil é o fato de Edir ter trazido para a sua equipe pessoas sem envolvimento político, como é o exemplo da secretária de Educação, Cultura e Esporte, Lídia Mayer de Freitas, e do secretário de Assistência Social, Ederson Amauri Seixas da Silva, além de pessoas que não possuíam experiência na administração municipal, como são os casos da procuradora-geral do município, Andréia Gaspar Soltoski, do diretor do Departamento de Esportes, Denis Sanson, e do diretor do Departamento de Comunicação Social, Alessandro Lima da Silva.

Havrechaki tem buscado também uma proximidade inédita com outro perfil de público. A página pessoal do prefeito na rede social Facebook, criada durante a campanha de 2012, não deixou de ser alimentada após sua posse. Dentro do possível, o prefeito tem dando continuidade às atualizações. Através da página, Edir tem trazido informações em primeira-mão e solicitado a opinião dos munícipes quanto a questões de interesse público.