Polí­tica

Notícia publicada sexta-feira 05 abril 2024

Elisangela deixa presidência da AMCG e prefeito Abimael do Valle de assume o cargo

Gostou, compartilhe

A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, deixou o cargo de presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) de maneira oficial na tarde desta quinta-feira (4), após reunião extraordinária da entidade, que envolveu a participação de lideranças políticas e representantes da região. O prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, que atuou como vice-presidente da gestão 2023-2024, exercerá o cargo de presidente.
Elisangela agradeceu a oportunidade e exaltou o trabalho da equipe da AMCG e todos os demais prefeitos que representam os municípios associados. “Foi um período de importante aprendizado, que guardarei para sempre no meu coração. Deixo meu agradecimento a todos que confiaram e contribuíram para o nosso trabalho. Nosso objetivo é, e sempre será, fazer dos Campos Gerais uma região cada vez mais forte. Enquanto prefeita, sempre estarei à disposição da nova diretoria”, destacou.
Também deixam os cargos o prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, que atuava como tesoureiro; e a prefeita Dayane Sovinski, que exercia a função de secretária. “Parabenizo a prefeita Elisangela por toda a dedicação e compromisso com a nossa Associação. Foi um privilégio poder participar dessa equipe, que sempre se colocou à disposição de todos os municípios. Também desejo sucesso aos prefeitos que assumem a partir de agora”, enalteceu Dayane.
Henrique Carneiro, que também foi presidente da AMCG na gestão 2022-2023, destacou o privilégio de mais uma vez ter atuado em prol dos Campos Gerais. “Procuramos fazer um trabalho conjunto, reunindo demandas de todos os municípios, a fim de garantir o apoio necessário à população. Deixo meus parabéns à prefeita Elisangela, que foi a principal responsável por boa parte das conquistas que tivemos recentemente, e também à toda a equipe que esteve ao nosso lado”, disse.
Futuro
As funções de vice-presidente, tesoureiro e secretário serão divulgadas em breve. A nova diretoria ficará à frente da AMCG pelo período de aproximadamente seis meses. Após esse prazo, será organizado um novo processo eleitoral dentro da entidade.
A saída dos membros da gestão 2023-2024 se dá por conta dos prazos de desincompatibilização exigidos por lei, tendo em vista as eleições municipais que ocorrem neste ano. Esse é o ato pelo qual um pré-candidato ou uma pré-candidata deve se afastar, de forma temporária ou definitiva, de determinado cargo ou função para concorrer a uma vaga na eleição. O objetivo é evitar que futuras candidatas ou candidatos utilizem a estrutura pública e recursos para obter vantagens eleitorais diante dos concorrentes.
Conquistas
A ex-presidente também lembrou algumas das conquistas que foram viabilizadas pela antiga gestão, entre elas o benefício avaliado em R$ 121 milhões para a região dos Campos Gerais, viabilizado por meio da parceria junto à Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) durante o ano de 2023.
À época, os valores incluíam a recuperação de perdas referentes à arrecadação via Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e à desoneração do ICMS; custeio de serviços de saúde; economias geradas a partir do PLS nº 334/2023; aumento nos repasses para custeio do transporte escolar; e aumento na destinação de verbas destinadas à compra de medicamentos.
Elisangela também destacou as atividades promovidas pelos departamentos de Esporte e Cultura da Associação. “A AMCG realiza um trabalho muito importante de incentivo a esses dois setores tão importantes para a nossa sociedade. No esporte temos o desenvolvimento de competições qualificadas, que dão oportunidade aos atletas da região. Na Cultura, procuramos meios de divulgar as ações das prefeituras e a essência de cada cidade. Parabenizo a atuação de todos os responsáveis”, disse.
Por fim, a prefeita também destacou a criação da TV AMCG, projeto que garantiu uma maior visibilidade às atividades realizadas em todos os 19 municípios associados. “É um projeto que nos rendeu frutos muito importantes, deixando a entidade cada vez mais em evidência. Procuramos divulgar os atrativos turísticos, os eventos e demais conquistas das nossas cidades. Hoje, a AMCG está sempre em evidência”, concluiu.

Nova diretoria
O prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, falou sobre a responsabilidade de representar a AMCG. “Fico muito feliz em ter essa oportunidade. Hoje, a nossa Associação é uma das entidades regionais que mais possui influência dentro do Governo do Estado do Paraná. Será um desafio manter essa exposição positiva que tivemos. A última gestão, conduzida pela Elisangela, realizou um trabalho de excelência”, avaliou.
Sobre o futuro, Abimael reforçou o compromisso de atuar em prol do desenvolvimento dos Campos Gerais. “Queremos conduzir da melhor maneira possível, com o apoio de toda a equipe da AMCG, que é muito qualificada. É um momento difícil, de certa forma, pelo fato de ser um ano eleitoral, com a maioria dos prefeitos avançando em outras demandas. Porém, entendo que isso é algo natural do fim de mandato. Vamos atuar sempre por uma região cada vez mais desenvolvida e bem representada”, projetou.

O que é a AMCG
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) é um órgão de representação municipal e microrregional, sendo constituída sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. É composta por 19 municípios da Região dos Campos Gerais, sendo: Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.
A AMCG tem como principal objetivo a integração regional, econômica e administrativa, buscando o fortalecimento dos municípios, defendendo os seus interesses, visando o desenvolvimento econômico e social.

Foto: Divulgação AMCG