Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 20 abril 2015

Estudantes da rede municipal conhecem funcionamento do Legislativo

Gostou, compartilhe

A Câmara Municipal de Palmeira recebeu, na semana passada, três turmas de 3º e 4º anos da Escola Municipal Jesuíno Marcondes, que conheceram um pouco mais sobre o funcionamento do Legislativo e o que fazem os vereadores. No início deste mês, foram entregues para a Secretaria de Educação cerca de 1.500 livros infanto-juvenis sobre o funcionamento da Câmara. Os exemplares foram distribuídos para todos os alunos da rede municipal matriculados entre o 3º e 5º anos do ensino fundamental. Muitos dos professores já trabalham o livro em sala de aula.

Na visita, uma palestra foi ministrada pela coordenadora do programa Parlamento Jovem, Vanessa Albano, que comentou o funcionamento do Legislativo, explicado de maneira acessível à idade das crianças. “Nosso intuito é avançar no conhecimento passado pelo livro em sala de aula e tirar dúvidas das crianças. Além disso, motivar a participação popular desde cedo na vida pública e fazer com que percebam a política como algo necessário em nossas vidas”, disse ela.

Vanessa salientou que outras escolas interessadas poderão agendar previamente uma visita à sede do Legislativo. “A Câmara está de portas abertas para as escolas, mas considerando a demanda de trabalho do Parlamento Jovem, as visitas com a explanação do funcionamento da Câmara Municipal e do trabalho dos vereadores devem ser agendadas de acordo com nossa disponibilidade de horário”, explicou.

Livro

Produzido por servidores da Câmara, o livro conta, de maneira rápida, simples e objetiva, a diferença dos poderes e o funcionamento do Legislativo municipal em uma hipotética visita que uma turma de alunos faz à Casa de Leis. Na história, o debate acontece nas dependências da Câmara Municipal, entre uma professora, alunos e o servidor do Legislativo, inspirado no secretário parlamentar Ernesto Xavier de Oliveira Neto.