Destaques

Notícia publicada quarta-feira 16 maio 2012

Fórum Eleitoral Dr. Nagibe Chede sedia serviços da Justiça Eleitoral para Palmeira e Porto Amazonas

Gostou, compartilhe

Juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco

Juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco

Palmeira e Porto Amazonas passam a contar com o novo Fórum Eleitoral, que desde a última terça-feira (15) abriga os serviços da 13ª Zona Eleitoral, que tem abrangência nos dois municípios. As novas instalações foram inauguradas em uma solenidade que aconteceu no local.
O prédio, que conta com área construída de 250 m², foi construído com recursos da União, recebendo investimentos de R$ 325 mil e já está funcionando no atendimento a eleitores e de todas as questões eleitorais dos dois municípios.

O novo Fórum Eleitoral foi construído seguindo o modelo padrão de construção da Justiça Eleitoral adotado em todo o Brasil. O espaço é dividido em três módulos: setor administrativo, depósito de urnas eletrônicas e setor de atendimento ao público.

A área administrativa conta com espaço com salas para o cartório eleitoral, juiz, conferência de títulos, audiência, além de instalações sanitárias e copa. O depósito de urnas é uma área com capacidade para armazenamento das urnas do município e região, bem como instalações para realizar os procedimentos de carga e manutenção das urnas eletrônicas. Por fim, a central de atendimento ao eleitor é destinada a receber os eleitores com conforto e agilidade, contando com uma ampla área, extremamente iluminada e arejada, com assentos e guichês de atendimento, sendo um preferencial para deficientes, gestantes e idosos.

Solenidade

Presidente do TRE-PR, desembargador Rogério Luís Nielsen Kanayama.

O ato solene de inauguração contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Rogério Luís Nielsen Kanayama, da diretora geral do TER-PR, Ana Flora França e Silva, da juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco, do prefeito Altamir Sanson, do representante do Ministério Público, promotor Antônio Carlos Nervino, de vereadores e autoridades convidadas para o ato, que teve ainda a participação da Banda do 5º Batalhão de Suprimento do Exército Brasileiro.

Descerramento da placa inaugural do Fórum Eleitoral Nagibe Chede.

Em seu pronunciamento, o presidente do TRE-PR mencionou o custo da obra e correta aplicação dos recursos públicos, além de falar sobre o desembargador Nagibe Chede, que empresta o nome ao novo Fórum Eleitoral. A juíza eleitoral agradeceu a Prefeitura de Palmeira pela doação da área onde o prédio foi construído e também à Câmara Municipal pela autorização à doação do terreno, que está localizado aos fundos do Fórum da Comarca. Da mesma forma, o prefeito agradeceu os vereadores por terem autorizado a doação da área.

Nagibe Chede

Representando a família do falecido desembargador Nagibe Chede, cujo nome foi dado ao prédio do Fórum Eleitoral, o empresário Jonel Chede falou sobre o homenageado, seu tio, e que, entre outras atividades relevantes para a sociedade paranaense, foi o pioneiro da televisão, instalando e fazendo funcionar a primeira emissora de TV do estado, que hoje é a Rede Paranaense de Comunicação (RPC).

Descerramento da placa em homenagem ao desembargador Nagibe Chede.

Como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, que ajudou a implantar, Nagibe Chede era conhecido, segundo o sobrinho, como “conselheiro pente-fino”, dado o rigor e minúcia com que analisava as prestações de contas dos órgãos públicos fiscalizados pela instituição.

Nascido em Palmeira em 1911 e falecido em 2002, Nagibe Chede era filho do empresário Chede Abrahão e de Rosa Cury Abrahão. Teve seis irmãos, dos quais apenas uma irmã ainda está viva, Assíria, com 94 anos, que foi lembrada no discurso da solenidade de inauguração do Fórum Eleitoral. Uma curiosidade sobre o desembargador, formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1935, é que foi ele o pioneiro do cinema em Palmeira, na década de 1930, quando funcionou o Cine Vitória, com endereço na rua 15 de Novembro.