Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 24 julho 2017

Mais de 1 milhão de eleitores atendidos do Paraná nos últimos três meses

Gostou, compartilhe

A Justiça Eleitoral do Paraná ultrapassou na semana passada a marca de um milhão de eleitores atendidos em todo o Estado desde o dia 3 de abril, quando teve início a revisão biométrica do eleitorado de 160 novos municípios. A meta do TRE/PR é que ao menos 85% dos eleitores votem nas eleições de 2018 utilizando a biometria.

A implantação do sistema de reconhecimento biométrico por meio das impressões digitais do eleitor iniciou-se no Brasil em 2008 e, no Paraná, em 2009, no município de Balsa Nova. Curitiba foi à segunda cidade do Estado a implantar a biometria, com quase um milhão e trezentos mil eleitores recadastrados de março de 2011 até janeiro de 2012. Na sequência, nos anos de 2013 e 2015, outros 68 municípios, entre eles, os maiores do interior passaram por revisão biométrica.

Segurança

Dentre outras vantagens, como o aumento da segurança no processo de identificação do eleitor, a biometria auxilia na detecção de duplicidade no cadastro eleitoral. Neste contexto, mais que um compromisso institucional, este expressivo número alcançado revela o comprometimento e competência de todos os servidores envolvidos, em especial, aos lotados nas 206 Zonas Eleitorais do estado.

A Justiça Eleitoral do Paraná reconhece, assim, a dedicação e eficiência com que os servidores desempenham suas funções, muitas vezes em detrimento de seus interesses particulares, cujo objetivo é dar efetividade à missão do TRE que é a garantia da legitimidade do processo eleitoral.

Esta marca só foi possível devido ao empenho dos incansáveis servidores, juízes e promotores eleitorais, grupo de trabalho da biometria, além do apoio da imprensa, das autoridades municipais e a adesão irrestrita de toda a sociedade.