Polí­tica

Notícia publicada domingo 11 março 2012

Municípios com mais de 20 mil eleitores podem ter propaganda eleitoral própria na TV

Gostou, compartilhe

Municípios com mais de 20 mil eleitores – Palmeira tem quase 25 mil, segundo dados oficiais – poderão ter uma grande novidade na campanha eleitoral deste ano: a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão com candidatos do próprio município. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve votar nos próximos dias uma resolução que prevê a transmissão do horário eleitoral “personalizado”. Atualmente, a propaganda assistida na tevê pela imensa maioria dos eleitores é a de município próximos, onde fica a sede das emissoras de televisão.

Se o TSE aprovar a resolução, a transmissão do horário eleitoral gratuito pode mudar em 1.114 municípios de todo o país e 63 no Paraná. Palmeira seria um destes municípios, que receberia o sinal de emissoras de TV de Ponta Grossa. Porém, todo a operacionalização do sistema só deve ser discutida após a confirmação da resolução do TSE.

A medida exigirá das emissoras de rádio e televisão a adaptação da transmissão – o que hoje não ocorre. Apesar de reconhecer os benefícios para os eleitores, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) alerta para um possível encarecimento das campanhas – já que mais candidatos a prefeito e vereador te­­riam de pagar pela produção televisiva.