Polí­tica

Notícia publicada quarta-feira 27 julho 2011

Nagib Chede será homenageado com nome no Fórum Eleitoral de Palmeira

Gostou, compartilhe

O futuro Fórum Eleitoral de Palmeira teve iniciadas as obras durante a semana que passou e a previsão é de que até o final do ano elas estejam concluídas. Mesmo antes de terminado, o espaço que vai abrigar as atividades da Justiça Eleitoral já ganhou denominação. Uma resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), baixada no último dia 19, denomina de “Nagib Chede” o Fórum Eleitoral de Palmeira. A resolução foi assinada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Irajá Prestes Mattar e pelos outros seis integrantes da corte eleitoral paranaense, bem como pela procuradora do órgão.

O Fórum Eleitoral está sendo construído em uma área cedida pela Prefeitura de Palmeira, localizada na rua Barão do Rio Branco, nos fundos do Fórum da Comarca. O terreno tem pouco mais de 1,1 mil metros quadrados e a área construída do prédio deve ser de 250 metros quadrados. O prédio vai abrigar o setor de atendimento aos eleitores, o cartório eleitoral, sanitários, depósito de urnas e demais instalações, com investimento aproximado de R$ 340 mil.

O TRE-PR já construiu e colocou em funcionamento 76 fóruns eleitorais em todo o estado. Ainda este ano, a previsão é de que outros 11 sejam concluídos e inaugurados, incluindo o de Palmeira. Os fóruns eleitorais, de acordo com o TRE-PR, proporcionam um atendimento mais ágil e eficaz ao eleitor, que aguarda a emissão do seu título e outros serviços da Justiça Eleitoral com conforto e por poucos minutos.

Nagib Chede

O homenageado com o nome do Fórum Eleitoral, Nagib Chede, nasceu em Palmeira. Desde muito jovem revelou interesse pela eletrônica, tanto que aos 9 anos pedia a seu pai, o libanês Chede Abrahão, que lhe comprasse um bom aparelho receptor de rádio, e aos 18 já era radioamador. Advogado por formação, chegou ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.Como empresário em Curitiba, foi com a televisão que Nagib veio a se destacar, e ser um magnata na época, possuindo uma só câmera de TV. Acontece que era o único que possuía uma câmera de TV na região Sul do Brasil, daí ser um pioneiro não só do Paraná, mas de todo o sul do país. Foi no dia 29 de outubro de 1959 que Nagib inaugurou a Rádio Emissora Paranaense, Canal 12.  Ele morreu no dia 25 de outubro de 2002, em Curitiba.