Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 09 julho 2013

Palmeira garante R$ 3,3 milhões para sete novas Unidades Básicas de Saúde

Gostou, compartilhe

O Ministério da Saúde, através do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS), liberou R$ 3.325.000,00, a fundo perdido, para a construção de sete novas unidades no município de Palmeira. As UBS podem realizar consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. A informação da liberação foi repassada na segunda-feira (8), através do deputado federal André Vargas (PT).

A Prefeitura de Palmeira protocolou o pedido junto ao Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob) para a construção de 10 UBS, porém o município foi contemplado com sete unidades ao tornar-se apto para participar do processo de seleção do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde.

Entre as novas UBS está o novo Centro de Saúde, a ser construído em área localizada na esquina das ruas Coronel Pedro Scherer e Judite Sotta Malucelli, próximo ao Núcelo João Paulo II. Também devem ser beneficiados com novas unidades o bairro do Rocio e o Núcleo Parque dos Papiros, bem como as localidades de Witmarsum, Faxinal dos Quartins, Queimadas e Guarauninha.

Segundo informação do vice-prefeito e secretário de Governo e Planejamento, Marcos Levandoski, forma protocoladas propostas para UBS nos bairros do Rocio 2 e Jardim Christine. Ele afirmou que mesmo não havendo contemplação nesse momento, a administração municipal continuará empenhada em garantir recursos para a construção destas duas unidades de saúde.

Descentralização

As novas UBS serão construídas em função da descentralização dos serviços de saúde, para facilitar o atendimento a usuários do sistema em todo o município. Por isso, em paralelo, deve ser aumentado o número de equipes de saúde da família de cinco para dez nos próximos dois anos, devendo chegar a 13 daqui a quatro anos. O número de equipes odontológicas deve acompanhar esta evolução.

A construção das UBS vai contribuir para estruturação e o fortalecimento da atenção básica à população do município e para a continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no país, propondo que a melhoria da estrutura física da UBS seja facilitadora para a mudança das práticas das equipes de saúde.