Destaques

Notícia publicada segunda-feira 06 maio 2013

Palmeira integra consórcio para implantação da Patrulha do Campo

Gostou, compartilhe

Os municípios de Palmeira, Ponta Grossa e Porto Amazonas concretizaram, na última sexta-feira (3), a formação do Consórcio Intermunicipal “Rota dos Campos Gerais”, para a implantação da Patrulha do Campo. A ação disponibilizará patrulhas rurais para o trabalho de readequação e melhoria de estradas vicinais dos três municípios.

Participaram da assinatura do Consórcio dos Campos Gerais, o prefeito Edir Havrechaki (PSC), e os prefeitos de Ponta Grossa e de Porto Amazonas, Marcelo Rangel (MD) e Ademir Schulli (PRP), bem como o deputado federal Sandro Alex (MD). O presidente da Câmara Municipal de Palmeira, vereador Fabiano Cassanta, e o diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Palmeira, Nílton Wendler, também estiveram presentes ao ato de assinatura.

O programa “Patrulha do Campo” é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar) que é responsável por capacitar os operadores que vão executar a adequação e manutenção das estradas, elaborar projetos técnicos das estradas, disseminar esta prática junto aos municípios e fazer com que seja aplicada nos demais trechos a serem trabalhados e acompanhar junto aos Consórcios a execução das obras.

A Secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) repassam os equipamentos e cuidam da capacitação dos operadores de máquinas.

Equipamentos

Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.

Os Consórcios são responsáveis pelos operadores de máquinas e motoristas dos caminhões, bem como pelos gastos com combustíveis.

Palmeira integra consórcio para implantação da Patrulha do Campo