Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 20 novembro 2012

Paraná perde dez posições em índice de transparência das contas públicas

Gostou, compartilhe

O estado do Paraná perdeu dez posições no ranking Índice de Transparência de 2012 da Associação Contas Abertas, segundo nota divulgada na terça-feira (20). O índice avalia o conteúdo, a frequência de atualização e a facilidade de uso dos portais de transparência orçamentária dos 27 estados da federação. O Paraná obteve a nota 5,58, ocupando a 14ª colocação, caindo 10 posições em relação a 2010, quando obteve a nota 6,07. A média geral do país ficou em 5,74, sendo que o estado de São Paulo obteve a melhor nota, com 9,29.

Segundo a entidade que mantém o ranking, a queda de posição mais significativa do país foi a do Paraná. O principal motivo para a queda do portal paranaense foi a retirada da divulgação nominal dos salários dos servidores estaduais. Em 2010, o estado era o único a apresentar essa informação, mas, em 2012, essa não constava mais no site. Questionados, os responsáveis explicaram que uma liminar judicial proibiu esse tipo de divulgação.

O projeto tem como base a Lei Complementar que obrigou a divulgação, em tempo real, na internet de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira. Os resultados completos estão no site da assossiação.

Brasil

O estado de São Paulo ficou na primeira colocação do Índice de Transparência 2012, assim como havia ocorrido na edição de 2010. Com a nota 9,29, o estado, além de ter mantido a liderança, foi o quarto que mais aumentou a própria nota: ganhou 2,33 pontos (de 6,96 para 9,29).

Se a primeira posição foi mantida, a lanterna mudou de mãos: agora, a última posição pertence ao Mato Grosso do Sul, que obteve 2,98 pontos. O estado registrou queda de 1,46 ponto, a mais significativa entre todos os avaliados, e substituiu o Piauí como último colocado no ranking.