Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 01 junho 2015

Parlamento Jovem de Palmeira realiza segunda sessão ordinária de 2015

Gostou, compartilhe

O Parlamento Jovem de Palmeira realizou na última quinta-feira (28), a segunda sessão ordinária de 2015, que contou com a presença de alunos do Colégio Estadual de Fritz Kliewer, de Witmarsum e da Escola Estadual do Guarauninha, que prestigiaram uma sessão diferente das demais. Substituição e até alteração de parlamentares fizeram parte do evento que deliberou quatro requerimentos e 18 indicações.

Em virtude de problemas de saúde, a presidente do Parlamento Jovem, Elaine de Góes, não pode comparecer e foi substituída por seu vice, Izaac Lederer Junior, que coordenou os trabalhos. Samara Linhares, da Escola Estadual de Guarauninha e suplente de Izaac, o substituiu. Vale salientar que esta alteração na configuração da mesa é temporária e na próxima sessão, que acontece no mês de junho, a presidência volta para a vereadora jovem Elaine.

Samara foi a primeira estudante da Escola de Guarauninha a ocupar um dos assentos do Parlamento Jovem e foi assistida por uma turma de sua escola que acompanhou a sessão. O mesmo aconteceu como o presidente interino, que contou com uma turma de estudantes do Colégio localizado em Witmarsum. Ambas as instituições de ensino foram trazidas através de uma parceria da Câmara com o transporte escolar da Prefeitura de Palmeira, que desde o início auxilia na locomoção dos parlamentares e agora proporciona também o transporte de estudantes para assistirem às sessões.

Pela primeira vez no Parlamento Jovem um vereador perde o mandato e o direito a premiação do notebook. De acordo com o regulamento do programa, o vereador júnior que for transferido de escola perde o mandato, assumindo o suplente na ordem de colocação. A medida visa a impedir que instituições de ensino fiquem com dois parlamentares simultaneamente, tanto para o objetivo de politização, bem como, de proposição de demandas para que a política participativa seja mais eficiente em locais diferentes do município.

No mês de maio, a parlamentar jovem Erica Fernanda Margraf, da Escola Estadual João Sidorko, da localidade de Santa Barbara, deixou a função de vereadora, se tornando suplente em virtude de ser transferida para o Colégio Estadual de Witmarsum. A saída de Erica foi vista com tristeza pela coordenadora do Programa, Vanessa Albano e demais colegas, considerando o bom trabalho desempenhado pela parlamentar.

A próxima sessão do Parlamento Jovem acontece no dia 25 de junho, às 14 horas, na sede do Legislativo Municipal.

Parlamento Jovem 1