Polí­tica

Notícia publicada sábado 29 outubro 2016

PJ realiza segunda sessão ordinária na Câmara Municipal

Gostou, compartilhe

Na quinta-feira (27), na sede da Câmara Municipal, aconteceu a 2ª Sessão Ordinária do segundo semestre de 2016 do Parlamento Jovem de Palmeira. O evento registrou a presença de todos os vereadores juniores e contou como público, os alunos da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição / Jesuíno Marcondes. Foram deliberados cinco requerimentos, dez indicações e um anteprojeto de lei. Os estudantes Lucas Padilha, Raíne de Ramos Oliveira e Elis Rochinski fizeram uso da tribuna com temas livres, enquanto a pj Ana Júlia Muchinski Pauls discorreu sobre o anteprojeto de lei de sua autoria.

No uso da palavra, o pj Lucas discorreu sobre as ocupações nas escolas e as motivações, explicando aos presentes a Medida Provisória (MP) 746 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241). O vereador jovem foi aparteado pela pj Francieli Paulin, em apoio às ocupações e contrários as medidas do governo federal.

A vereadora Raíne falou sobre a maioridade penal e a responsabilidade dos jovens em delitos, enquanto a pj Elis discorreu sobre problemas da sociedade atual.

Anteprojeto de Lei

Em discussão única foi aprovado o anteprojeto de lei elaborado pelas parlamentares jovens Ana Júlia Muchinski Pauls e Elis Rochinski, que cria o Programa “Palmeira Cidade Digital” que visa a oferecer internet gratuita ao cidadão palmeirense.

Requerimentos

A vereadora jovem Francieli Paulin solicita que seja encaminhado expediente à Secretaria de Estado de Educação, solicitando a realização da ampliação do refeitório do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves. Francieli, representando o pj suplente Lucas Tiago Machado Albino para que seja encaminhado expediente à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, solicitando informações sobre a previsão de término da quadra de futebol do Assentamento Palmares II.

Da vereadora jovem Ana Júlia, por iniciativa da vereadora suplente Mirian Cristine Santos Gonçalves, foi aprovado o requerimento para que seja encaminhado expediente à Secretaria de Estado de Educação, solicitando que seja construído refeitório no Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte, na localidade de Vieiras.

Representando seu suplente Bruno Sturiale de Sartini Quadros, a vereadora Elis requer que seja encaminhado expediente ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), solicitando que seja realizada a colocação de tachões próximo as duas entradas de acesso à comunidade de Queimadas, localizadas do lado esquerdo da BR-277 sentido Palmeira – Irati no Km 195.

Aprovação

Já a parlamentar Stefani Kapp dos Santos teve aprovado seu requerimento para que seja encaminhado expediente ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER), solicitando que seja construído acostamento, na PR – 151, iniciando no viaduto da BR 277 até a Avenida das Palmeiras, na Colônia Francesa.

Indicações

A vereadora Lúcia Gabriele Borges, por iniciativa do vereador suplente Bruno Jean Simon, sugere à Secretaria Municipal de Educação, que seja feita reforma da quadra poliesportiva da Escola Municipal Professora Leonor Santos, localizada em Faxinal dos Quartins. Já a parlamentar Raíne de Ramos Oliveira, representando seu suplente Ivonel Augusto Ruppel, indicou para a Secretaria Municipal de Educação, a reforma das salas de aula e a tubulação de esgoto da Escola Municipal de Colônia Maciel.

A pj Beatriz Aparecida Meira Pusk, por iniciativa de sua suplente Erica Fernanda Margraf, indicou à Secretaria de Saúde, que veja da possibilidade de disponibilizar um dentista para a localidade de Witmarsum. Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a vereadora jovem Elis solicita que seja realizado recolhimento do lixo e entulhos da Unidade Básica de Saúde de Pinheiral de Baixo, bem como seja disponibilizado um local apropriado para descarte do lixo orgânico e reciclável e o agendamento dos mesmos.

Reparos

A vereadora Ana Júlia indicou para Secretaria Obras e Infraestrutura, que seja realizado reparos nas grades de proteção da ponte sobre o Rio Monjolo, que dá acesso ao bairro Vila Rosa. Enquanto a pj Raíne solicitou que seja realizado patrolamento e cascalhamento na estrada que inicia na PR 151 passando por frente do Sítio Minguinho até a esquina com a estrada principal de Santa Bárbara de Cima.

A parlamenta Lúcia sugeriu à Secretaria de Obras e Infraestrutura, que seja realizado patrolamento e cascalhamento na estrada que se inicia na propriedade da Senhora Jacira Linhares de Ramos e se estende até a residência da Senhora Josemari Borges, na localidade de Guarauninha. Já o pj Lucas Padilha de Oliveira, indicou que seja realizada a ampliação da rede de iluminação pública na Rua Esmair B. de Souza, localizada no Bairro Jardim Cristine. Ainda para Obras e Infraestrutura, Beatriz A. Meira Pusk, solicitou ao Departamento de Trânsito, a colocação de espelho convexo na trincheira do bairro Rocio I e II.

Para a Secretaria Municipal de Planejamento, a vereadora jovem Brenda Paulina Mayer sugeriu que seja elaborado projeto para pavimentação asfáltica na Rua João Honório dos Santos desde a esquina coma Rua Nossa Senhora do Rocio, localizada no bairro Rocio I.