Agrícola

Notícia publicada terça-feira 22 agosto 2023

Plano Safra estadual 2023 2024 reforça proteção ao meio ambiente diz Reichembach

Gostou, compartilhe

O Plano Safra Paraná 2023/2024 foi destaque no pronunciamento do deputado estadual Reichembach (PSD) nesta segunda-feira (21), na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná. Lançado recentemente com o valor de R$54,3 bilhões, o pacote é destinado para custeio e investimentos dos agricultores familiares e dos médios e grandes agropecuários.

A iniciativa, a maior da história do Estado, visa tanto apoiar financeiramente os produtores quanto estimular atividades cada vez mais sustentáveis e vem a somar com o montante já anunciado pelo Governo Federal. “A agricultura é o esteio da economia do Brasil. Tenho acompanhado e incentivado essa linha da sustentabilidade – cada vez mais focada pelo Governo do Estado – porque não temos outra alternativa a não ser buscar caminhos que respeitem o meio ambiente”, disse o parlamentar.

Ainda na esfera ambiental, Reichembach enalteceu o anúncio do programa estadual de conservação de solos e água, com a recuperação de 30 mil nascentes de água no Paraná até 2025. O lançamento está previsto para o dia 21 de setembro deste ano, dia da árvore, quando serão recuperadas mil fontes.

Banco do Agricultor

As novas linhas dentro do Banco do Agricultor Paranaense também foram citadas pelo parlamentar. O apoio financeiro segue com a garantia de juro zero para aqueles que decidirem investir em agroindústrias familiares; produção, captação e preservação de água; energia renovável; mulher agricultora; turismo rural; apicultura; e cooperativas da agricultura familiar. “Somos o estado mais sustentável do país. Precisamos fortalecer e valorizar a sustentabilidade, agregar valor aos produtos do que é produzido de maneira sustentável, sempre protegendo e respeitando o meio ambiente”, pontua Reichembach.

Foto: Orlando Kissner/Alep