Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 19 maio 2015

Professores de Palmeira participam de manifestação contra o governo em Curitiba

Gostou, compartilhe

Servidores públicos estaduais realizaram uma marcha entre a praça Santos Andrade e o Centro Cívico, na manhã de terça-feira (19), em mais um ato de protesto contra o governador Beto Richa (PSBD). A estimativa é de cerca de 30 mil manifestantes em Curitiba e mobilização de cerca de 100 mil em todo o estado. A maioria dos manifestantes é de professores e de funcionários de escolas e universidades estaduais, que estão em greve desde o dia 25 de abril. Cerca de 50 professores de Palmeira participam do ato em Curitiba. 

Os manifestantes aguardam a sessão de hoje na Assembleia Legislativa, pois ela pode ser decisiva para o futuro da greve. Alguns manifestantes se concentram também na frente do prédio da Prefeitura de Curitiba, próximo à Assembleia Legislativa.

Entre muitas reivindicações dos servidores, a principal é pressionar o governo pelo aumento no reajuste de salário. A administração estadual já afirmou que o salário terá acréscimo de 5% e será pago em duas parcelas, sem mais nenhuma negociação. A categoria, no entanto, ainda exige 8,17%.

Ainda não há previsão de data para o fim de greve nas escolas e universidades estaduais. Nesta terça-feira, somam 25 dias de paralisação. Mais de um milhão de alunos continuam sem aulas em todo o Paraná.

O estopim da greve foi um projeto de lei que alterou a gestão dos recursos da previdência estadual. O texto foi aprovado pelos deputados e sancionado pelo governador.

Durante a votação do projeto na Assembleia Legislativa (Alep), em 29 de abril, policiais militares atacaram os manifestantes na praça Nossa Senhora de Salete, quando mais de 200 pessoas ficaram feridas.