Polí­tica

Notícia publicada terça-feira 19 maio 2015

Projeto de reajuste salarial para funcionalismo estadual é suspenso pelo governo

Gostou, compartilhe

O governo do Estado suspendeu na tarde desta segunda-feira (18) o envio do projeto de lei que reajusta em 5% os salários dos servidores públicos do Paraná, com pagamento em duas parcelas. A justificativa do governo para o recuo é de que o projeto ainda estaria em análise sobre o impacto financeiro para o caixa do estado. O projeto, porém, deve sim ser encaminhado para a Assembleia Legislativa (Alep) nos próximos dias.

Na última semana, o governo chegou a anunciar o encerramento das negociações com os sindicatos para envio imediato do projeto de lei à Casa. Mesmo com o recuo, o Fórum das Entidades Sindicais do Paraná mantém a promessa de greve geral para a partir de terça-feira (19).

O índice que seria apresentado na Alep antes da suspensão havia sido definido em 5%, a ser pago em duas parcelas, conforme a capacidade orçamentária e financeira do Estado. A ideia agora é reabrir a proposta e ainda ter um mínimo espaço de negociação com os sindicatos.

Para a terça-feira, a promessa é de um grande ato público de todas as categorias do funcionalismo do estado. Segundo o APP-Sindicato, o objetivo é reunir 100 mil trabalhadores para que a gestão volte atrás na decisão e aumente o índice proposto. Os servidores reivindicam no mínimo 8,17%, correspondente à inflação dos últimos 12 meses medida pelo IPCA.