Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 29 outubro 2012

PSD estreia em eleições e é o quarto partido mais votado

Gostou, compartilhe

O PSD, partido estreante nas urnas, conquistou o quarto lugar entre os mais votados do país. De acordo com os dados consolidados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legenda administrará, com a posse dos novos prefeitos, 497 dos municípios brasileiros, o que equivale a 8,9%. O partido foi criado no ano passado a partir de uma dissidência no Democratas (DEM), mas também atraiu políticos de outras siglas. O partido foi superado nas eleições municipais somente por PMDB, PSDB e PT.

Em Palmeira, a participação do PSD em eleição municipal foi marcada pela eleição do seu primeiro representante na Câmara Municipal. O vereador Pastor Anselmo, eleito em 2008 pelo PL, ingressou no novo partido em 2011, quando também assumiu a presidência da comissão provisória municipal. Concorrendo para o Legislativo este ano, ele conseguiu a reeleição, graças aos 721 votos obtidos, e vai cumprir mais um mandato como vereador entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2016.

O PSD compôs na coligação “Juntos pela mudança 2”, integrada ainda pelo PP, PRB e PPS, contando com  cinco candidatos a vereador. Na soma dos votos, o partido obteve 941 votos. A sigla também esteve na coligação majoritária “Juntos pela mudança”, em apoio às candidaturas de Giovatan de Souza Bueno (PSDB) a prefeito e e Ivano Cherobim (PMDB) a vice-prefeito.

Região Sul

Nos três estados da região Sul do Brasil, dos 1.191 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a sigla terá 93 (7,8%) sob sua administração, a partir de 1º de janeiro. Esse número garantiu ao PSD o sexto lugar entre as legendas preferidas da região.