Polí­tica

Notícia publicada quinta-feira 14 novembro 2013

Recadastramento biométrico eleitoral ainda não está sendo realizado em Palmeira

Gostou, compartilhe

Nos últimos dias, eleitores têm se dirigido ao Fórum Eleitoral de Palmeira para realizar o recadastramento biométrico. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Adílson Severino da Silva, o serviço não está disponível na 13ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Palmeira e Porto Amazonas. A explicação é que a procura pelo recadastramento acontece motivada pela propaganda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) veiculada em nível nacional.

Silva explica que o recadastramento biométrico acontece de acordo com escala de municípios estabelecida pelo TSE e que a 13ª Zona Eleitoral não consta na relação de locais onde deve ser realizado este ano nem mesmo no ano que vem. “O recadastramento dos eleitores de Palmeira e Porto Amazonas vai acontecer, talvez a partir de 2015, se o TSE definir assim”, explica o chefe do Cartório Eleitoral.

Regulamentado pelo TSE em 2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. O principal objetivo do uso da biometria nas eleições é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no procedimento de votação, pois o eleitor é identificado pela sua impressão digital.