Polí­tica

Notícia publicada segunda-feira 26 maio 2014

Secretário participa em Tibagi de oficina regional de desenvolvimento industrial

Gostou, compartilhe

Aconteceu em Tibagi, na semana passada, a segunda edição das oficinas regionais de desenvolvimento industrial, evento, organizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, reuniu prefeitos, secretários municipais, lideranças e empresários da região para debater oportunidades de negócios e investimentos nos Campos Gerais. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Palmeira, Jaudeth Ramos Hajar, participou do evento.

As oficinas são realizadas em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Fomento Paraná, Agência Paraná de Desenvolvimento, Instituto Paranaense de Desenvolvimento Social (Ipardes) e prefeituras. A primeira edição reuniu, no início do mês, lideranças da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral em Araucária. A secretaria programou a realização de 19 encontros até setembro.

A Oficina em Tibagi reuniu representantes de 16 prefeituras dos Campos Gerais. Entre os assuntos debatidos estão os benefícios do Paraná Competitivo, o acesso às linhas de crédito da Fomento Paraná, por meio do programa Banco do Empreendedor, da regulamentação da lei geral das micro e pequenas empresas, a implantação de distritos industriais, o estímulo aos arranjos produtivos locais e ao cooperativismo.

A região dos Campos Gerais têm sido o principal destino no interior dos investimentos atraídos pelo Paraná Competitivo, atraindo empresas como a Klabin, Ambev, Mars, Petrópolis, Paccar, Cargill e CCS, indústria metalúrgica que está em processo de instalação no Distrito Industrial de Palmeira, entre outras.

Em pouco mais de três anos de sua implantação, o Paraná Competitivo atraiu mais de R$ 30 bilhões em investimentos que estão gerando 180 mil empregos diretos em todas as regiões do estado.