Curta você também
Principal
Prefeito, vice-prefeito e vereadores de Palmeira tomaram posse no dia 1º de janeiro no Cine Teatro Municipal
Aconteceu neste dia 1º de janeiro, no Cine Teatro Municipal, às 9 horas da manhã, a Sessão Solene de Posse dos nove vereadores eleitos em 6 de outubro, além da posse do prefeito e vice-prefeito eleitos, Altamir Sanson e José Ailton Vasco.
A Sessão Solene da Câmara Municipal de Palmeira de Posse dos Eleitos, que está prevista na Lei Orgânica Municipal de Palmeira, tem o objetivo dar posse aos eleitos no pleito eleitoral municipal, tanto para o Legislativo Municipal para 19ª Legislatura (2025-2028), bem como empossar o prefeito e o vice-prefeito eleitos para a próxima gestão 2025-2028 do Executivo Municipal de Palmeira.
Desta vez, em virtude do vereador eleito com mais idade nas últimas eleições, Gilmar Costa, que declinou de presidir a Sessão Solene de Posse, a tarefa, conforme prevê a Lei Orgânica, coube à Fabíola Mereles que foi a vereadora mais votada. Sendo assim, foi instalada a Sessão Solene de Posse com a composição da mesa de autoridades; sendo os nove vereadores eleitos, Fabíola Mereles, Diego Fabrício Zanetti, Edenir José Gaio Flores, Friedrich Norbert Kliewer, Geraldo Vasco, Gilmar Costa, Joslei Siquinelli e Jovane Sebastião Ferreira, além do ex-prefeito Sérgio Belich, prefeito e vice-prefeito eleitos, Altamir Sanson e José Ailton Vasco.
Na sequência a vereadora Fabíola Mereles assumiu o comando da Sessão e convocou o vereador Lucas dos Santos para ser o secretário, na sequência foi executado o Hino Nacional Brasileiro. Logo em seguida a vereadora Fabíola Mereles solicitou que todos os vereadores eleitos entregassem seus diplomas de eleitos em 6 de outubro; e que foram conferidos pela Justiça Eleitoral, e ainda as suas declarações de bens. Logo após essa formalidade, a vereadora Fabíola Mereles realizou o seu juramento, conforme prevê a legislação. Sendo que em seguida foi a vez dos demais vereadores procederem cada um o seu juramento, sendo lido e assinado o Termo de Posse, e assim foram declarados empossados.
Concluída a etapa de posse dos vereadores, foi a vez de empossar o prefeito Altamir Sanson e o vice-prefeito José Ailton Vasco, sendo que os dois entregaram seus diplomas e declarações de bens, realizaram o juramento e foram declarados empossados como prefeito e vice para a gestão 2025-2028, que se iniciou neste dia 1º de janeiro e que termina no dia 31 de dezembro de 2028.
Discursos
Em seguida, previamente inscritos, usaram da palavra os vereadores Diego Zanetti, Edenir Gaio Flores, Lucas dos Santos e Jovane Ferreira, sendo que todos eles agradeceram pela oportunidade de poder servir aos eleitores que os elegeram e a população em geral que será atendida com trabalho dos vereadores eleitos, destacaram. Sendo que na sequência o ex-prefeito Sérgio Luís Belich usou da palavra e fez um discurso em forma de prestação de contas de seu mandato.
O ex-prefeito Sérgio Belich aproveitou para enaltecer o que ele chamou de muitos avanços durante os quatro anos em que esteve à frente da prefeitura de Palmeira, disse ter cumprido os compromissos assumidos em campanha. Falou das áreas de saúde, educação, segurança, dentre outras, e de sua maneira de administrar o Município, enfatizou ele ao prefeito Altamir, que está deixando uma “saúde financeira” melhor do que ele herdou da administração anterior, e que está deixando mais de R$ 20 milhões em recursos livres. Ele também entregou um exemplar do “Compliance” municipal elaborado na sua gestão e entregou, projeto de melhorias do distrito industrial as chaves da prefeitura para o prefeito Altamir Sanson.
Vice Zé Ailton
O vice-prefeito José Ailton Vasco, com um belo chapéu e óculos escuros, que têm sido a sua marca e segundo ele dispensando a gravata, ele também fez seu discurso quando agradeceu pelo apoio e se colocou à disposição do prefeito Altamir para ajudar, seja nos trabalhos no interior do município ou no gabinete se necessário for.
Outros vereadores também fizeram o uso da palavra: Jovane Ferreira, Ainda o ex-prefeito Sérgio Belich comentou das suas conquistas para Palmeira nos seus quatro anos de mandato e repassou uma cópia do Compliance R$ 32 milhões.
Bênção
O agora prefeito de Palmeira empossado pela quarta vez, desde sua primeira gestão em 1993, Altamir Sanson iniciou sua fala solicitando ao diácono Gilson Boscoski para que fizesse a bênção aos empossados em seus cargos e a todos os presentes na Sessão Solene de Posse no Cine Teatro Municipal que estava totalmente lotado de munícipes, convidados e familiares para assistirem a posse dos eleitos, já que em 2021 a posse foi realizada na Câmara Municipal de forma restrita, devido à pandemia de Covid-19.
Discurso do prefeito
O prefeito saudou a todos os presentes, dizendo que estava emocionado em assumir a condução do Município de Palmeira pela quarta vez, “é para poucos” disse Altamir, que iniciou agradecendo a Deus pela vitória e pela oportunidade de ser prefeito novamente de Palmeira. Altamir se dirigiu ao ex-prefeito Sérgio Belich parabenizando ele pela forma que abriu as portas da prefeitura para o processo de transição da administração municipal e pela coragem de estar presente na Sessão de Posse. Entretanto, o prefeito Altamir contrapôs declarações do ex-prefeito fez durante sua fala, dizendo das dificuldades de ser prefeito, mas que o prefeito tem que levantar da cadeira e estar mais presente para conferir, fiscalizar e controlar as coisas. Referindo-se a problemas encontrados na administração municipal, durante as visitas e reuniões da equipe de transição, dizendo que ficou sabendo de sumiço de pneus e baterias de veículos no pátio de veículos da frota municipal, e que medidas serão tomadas para coibir esse tipo de prática.
Sanson falou ao ex-prefeito que disse que não gastou nada no cartão corporativo, mas ele, Sanson, vai gastar sim, viajando e correndo atrás de recursos para Palmeira, que se gastar cinco mil reais no cartão para viajar a Brasília e trouxer um milhão em recursos para Palmeira, compensa o gasto. Sanson também disse que vai aproveitar a proximidade que tem com o governador Ratinho Junior e vai apresentar projetos ao Governo do Estado para trazer mais recursos para Palmeira.
O prefeito Sanson fez questão de agradecer a sua esposa Marilda, que “foi uma guerreira” e aos filhos Devid Sanson, seu conselheiro por muitas vezes, e ao filho Denis Sanson que foi seu coordenador de campanha. Segundo ele Denis planejava e ele comparecia a todos os compromissos e o seu vice Zé Ailton junto com a equipe e candidatos corriam atrás do voto, salientou ele. Altamir encerrou sua fala com frase que sempre usa: Jesus, Maria e José, nossa família vossa é! Um abraços aos homens e um beijo nos corações das mulheres. Ele também convidou os presentes para um almoço que foi organizado na sede da Juventude Atlética Palmeirense (JAP).
Visita à prefeitura
De posse das chaves da prefeitura o prefeito Altamir, fez o convite para quem pudesse, para fazer uma primeira visita da nova gestão ao prédio da Prefeitura Municipal de Palmeira, e acompanhado de seu vice Zé Ailton, familiares, convidados e parte da sua equipe, foram até a Prefeitura de Palmeira.
Fotos e reportagem: Moacir Guchert