Principal

Notícia publicada quarta-feira 20 março 2024

Convênio com a ITAIPU vai fortalecer a governança e o desenvolvimento sustentável dos municípios do PR e MS

Gostou, compartilhe

O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, foi o destaque do segundo dia do EMUPAR (Encontro de Municípios Paranaenses), que a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) promove até amanhã, em Curitiba.

Alckmin, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o presidente do Parque Tecnológico da Itaipu, Irineu Colombo, assinaram o convênio “Governança Participativa para Sustentabilidade”.

O convênio objetiva promover, por meio da educação ambiental e da cultura, o enraizamento dos conceitos e valores do Programa Itaipu Mais que Energia, que objetiva fomentar a conexão e a integração com as políticas públicas do Governo Federal no território paranaense e na região sul do Mato Grosso do Sul. O convênio está estruturado em três grandes eixos (implementação da metodologia de gestão democrática; realização de processos formativos e realização de atividades culturais).

Alckmin afirmou que é uma alegria voltar ao Estado e destacou as conquistas do Governo Federal. O Brasil está crescendo dez vezes mais que a média mundial, em 8%, o que é uma conquista excepcional”. E vamos ter mais redução dos juros, com crescimento da indústria e do comércio. O século XXI é o século das Cidades ‘, disse.

O presidente da AMP, Edimar Santos, saudou Alckmin. “O senhor é um ícone do movimento municipalista. Obrigado por ajudar os municípios a se desenvolverem. E obrigado também à Itaipu por nos ajudar a qualificar mais os servidores públicos dos municípios”.

Enio Verri afirmou que o programa objetiva apoiar os 434 municípios dos dois estados. “Os recursos do Itaipu Mais que Energia não são aleatórios e já estão depositados nas contas dos municípios desde dezembro. “Este convênio prova a firmeza da Itaipu na geração de energia limpa, mas com inclusão social, defesa do meio ambiente e desenvolvimento regional “, disse.

O diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, explicou que a empresa é a maior geradora de energia sustentável do planeta. O programa Itaipu Mais que Energia está investindo R$ 2,3 bilhões no Paraná e no Mato Grosso do Sul. “Essa parceria vai gerar riqueza a desenvolvimento e a defesa da democracia “, disse. Irineu Colombo disse que a Itaipu tem muita ciência, tecnologia e sabedoria para manter a maior provisão de energia do mundo. “Este programa vai ajudar os municípios a se desenvolverem”.

Prefeitos, prefeitas gestores públicos de 16 Estados participam do encontro, que tem o patrocínio do Governo do Estado, Governo Federal, Itaipu Binacional, Assembleia Legislativa, Copel, Sanepar, BRDE, Sebrae/PR, Tecpar, Detran, Polis Civitas, Brink Mobil, Ciedepar, Repremig, Instituto Água e Terra, Fomento Paraná, Portos do Paraná, Compagás, Celepar, Senografia, Saber Soluções Educacionais, Uvepar, Ezco Gestão em Saúde, Convicta e Silicon.

Participaram do evento ainda o secretário estadual de Indústria e Comércio, Ricardo Barros; os deputados federais Gleisi Hoffmann, Luciano Ducci e Elton Welter; os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, professor Lemos, Luciana Rafagnin e Luiz Corti.

Foto: Itaipu Binacional