Curta você também
Principal
Justiça Eleitoral diploma prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos de Palmeira e Porto Amazonas
A Justiça Eleitoral através da 13ª Zona Eleitoral de Palmeira, que congrega também Porto Amazonas realizou na terça-feira (17), no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Palmeira, a cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições do dia 6 de outubro. Na ocasião, os prefeitos, vice-prefeitos eleitos de Palmeira, de Porto Amazonas, bem como os vereadores eleitos das duas cidades para os mandatos de 2025 a 2028, foram diplomados.
A cerimônia de diplomação dos eleitos é a última ação da Justiça Eleitoral, durante o processo das eleições municipais, e atesta que os eleitos estão aptos tomarem posse em seus respectivos cargos, sendo que todos os eleitos aos cargos dos Executivos e dos Legislativos Municipal nos dois municípios receberam o documento, e assim podem ser empossados.
A cerimônia de diplomação que contou com a presença dos candidatos eleitos, familiares, convidados e imprensa, foi conduzida pelo chefe do Cartório Eleitoral da 13ª Zona Eleitoral de Palmeira, Adilson Severino da Silva, e na composição da mesa de autoridades; com o Juiz Eleitoral designado para o pleito, Leonardo de Souza; que conduziu a maior parte de todo processo eleitoral que culminou com a eleição e agora se encerra com a diplomação dos eleitos; da juíza Eleitoral da Comarca, Cláudia Sanine Ponich Bosco; do representante do Ministério Público Eleitoral, promotor Eleitoral Antonio Carlos Nervino e da representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), advogada Cátia Gross, sendo que o dois magistrados e o promotor fizeram a entrega dos diplomas aos eleitos.
Primeiramente, foi diplomado o prefeito de Porto Amazonas, Elias Jocid Gomes da Costa (PSD), que recebeu o diploma das mãos do juiz eleitoral Leonardo Souza; na sequência e o vice-prefeito José Luiz Gandin Junior (PSD), recebeu o diploma das mãos da juíza eleitoral Cláudia Sanine Bonich Bosco. Em seguida, foi a vez dos vereadores eleitos de Porto Amazonas receberem os diplomas; são eles: Reginaldo Isaías Marcondes Portela (PSDB), Edson Orchanheski (PP), Marcelo José Ferreira (PSB), Luiz Carlos Chimiloski (União Brasil), João Eduardo Cordeiro (União Brasil), Arnaldo Alves (PL), Jorge Luiz Morais (PSD), Luiz Gomes da Costa Junior (PP) e Leônidas Vinícius Schulhi (MDB).
Dando continuidade, aconteceu a diplomação dos eleitos no município de Palmeira, sendo que o primeiro a ser diplomado foi o prefeito eleito de Palmeira, Altamir Sanson (PSD), recebendo o diploma das mãos do juiz eleitoral Leonardo Souza. Já o vice-prefeito eleito de Palmeira, José Aílton Vasco (PSB), recebeu o diploma das mãos da juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco.
Em seguida, finalizando o ato de diplomação, os nove vereadores eleitos em eleitos em 6 de outubro, para a legislatura 2025/2028 da Câmara Municipal de Palmeira, sendo foram diplomados: Fabíola Mereles (PP), Jovane Sebastião Ferreira (PSD), Edenir José Gaio Flores (Republicanos), Diego Fabrício Zanetti (Republicanos), Joslei Sequineli (União Brasil), Lucas dos Santos (União Brasil), Geraldo Vasco (PSD), Friedrich Norbert Kliewer (PL) e Gilmar Costa (PSB).
Falas
No início da cerimônia de diplomação que foi conduzida pelo chefe do Cartório Eleitoral da 13ª Zona Eleitoral de Palmeira, Adilson Severino da Silva, usaram da palavra o promotor Antonio Carlos Nervino, a juíza Cláudia Sanine Ponich Bosco e o juiz Leonardo de Souza, sendo que os três enfatizaram o importante trabalho da Justiça Eleitoral durante todo o pleito, dizendo que tudo transcorreu com muita tranquilidade, sendo registradas apenas pequenas questões que foram tratadas e sanadas rapidamente. Nas falas eles também destacaram a importância do momento da diplomação com destaque para os pedidos de união, respeito, responsabilidade e atuação em prol de todos os munícipes de ambos os municípios que serão representados pelos eleitos durante o cumprimento dos mandatos e eles outorgados pelos eleitores de Palmeira e Porto Amazonas.
Posse em Palmeira
Com o recebimento dos diplomas, os eleitos estão aptos a tomarem posse dos seus cargos no dia 1º de janeiro de 2025. No município de Palmeira, a posse do prefeito Altamir Sanson e do vice-prefeito José Ailton Vasco e dos nove vereadores, acontecerá em sessão solene que será realizada às 9 horas da manhã, no Cineteatro Municipal de Palmeira.
Posse em Porto Amazonas
Em Porto Amazonas, a posse do prefeito Elias Gomes da Costa e do vice-prefeito José Luiz Gandin Junior, e dos nove vereadores, será às 17 horas do dia 1º de janeiro, na Câmara Municipal de Porto Amazonas. Em seguida, será realizado um culto em Ação de Graças em frente à Prefeitura Municipal.
Foto: Moacir Guchert