Principal

Notícia publicada sexta-feira 05 abril 2024

Rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira terá restauração em concreto e terceiras faixas

Gostou, compartilhe

O trecho da obra tem 32,71 quilômetros de extensão, iniciando logo após o entroncamento com a PR-438 em Ponta Grossa (km 344,51) e concluindo dentro do perímetro urbano de Palmeira, no entroncamento com a BR-277 (km 377,22). Depois de encerrado esse processo de audiência será publicado o edital para contratação da empresa ou consórcio.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, promoveu nesta quinta-feira (04) uma audiência pública online sobre a obra de restauração em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, nos Campos Gerais. A audiência foi transmitida pela plataforma YouTube e está disponível para quem não pôde acompanhar ao vivo neste link.

O trecho da obra tem 32,71 quilômetros de extensão, iniciando logo após o entroncamento com a PR-438 em Ponta Grossa (km 344,51) e concluindo dentro do perímetro urbano de Palmeira, no entroncamento com a BR-277 (km 377,22).

A restauração utilizará a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente é reciclado e aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto. A obra prevê alargamento das faixas atuais de tráfego de 3,5 metros para 3,6 metros e implantação de acostamentos externos de 3 metros.

Também estão previstos 11,19 quilômetros de terceiras faixas em pontos críticos; a implantação de 2,12 quilômetros de vias marginais e passeios em ambos os lados da PR-151 na Comunidade do Lago, localidade de Palmeira; implantação de seis retornos ao longo da rodovia; alongamento da marginal esquerda em Palmeira em mais 1 quilômetro, além de 2,76 quilômetros de ciclovias e passeios para pedestres em ambos lados da via.

Em Palmeira haverá ainda a remodelação da interseção com a Rua XV de Novembro e a Rua José Antônio Bordignon, incluindo a implantação de dois novos viadutos no local, com elevação da pista da PR-151; e uma rótula logo antes do entroncamento com a BR-277.

Questionamentos

Interessados que não puderam acompanhar a audiência pública ao vivo e registrar seu questionamento ou contribuição podem assistir à gravação do evento e encaminhar sua manifestação via e-protocolo, no e-mail protocolo@der.pr.gov.br, ou pelo aplicativo WhatsApp no número (41) 9-9283-1480, pelo prazo de cinco dias úteis.

Todas as participações serão respondidas diretamente ao demandante e também coletadas e publicadas no portal do DER/PR, onde também está disponível o material de apoio sobre o projeto.

Edital

Depois de encerrado esse processo será publicado o edital para contratação da empresa ou consórcio responsável pela obra.

BID

A elaboração do projeto de restauração e ampliação da capacidade da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fotos: Divulgação-DER