Economia

Notícia publicada quarta-feira 30 janeiro 2013

Sanepar pede reajuste de 10,62% este ano para a tarifa de água e esgoto

Gostou, compartilhe

O Conselho de Administração da Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) aprovou o índice de 10,62% para ser aplicado no reajuste na tarifa de água e esgoto este ano. O pedido de reajuste será submetido a o Instituto de Águas do Paraná, órgão regulador do setor no estado, que deve avaliar os argumentos da Sanepar e definir se há ou não embasamento para o aumento tarifário. O índice aprovado pode, inclusive, ser alterado pelo orgão.

Caso o Instituto de Águas do Paraná aprove o pedido da Sanepar, o reajuste será encaminhado ao governador Beto Richa para sua homologação, com o que passará a vigorar 30 dias após a publicação do decreto estadual.

O reajuste da tarifa de água e esgoto seria o terceiro da gestão estadual. A tarifa ficou congelada entre 2005 e 2010, mas depois teve reajuste de 16% em abril de 2011 e 16,5% em abril de 2012. O governo afirmou, quando decretou estes reajustes, que o objetivo era recuperar a defasagem da tarifa, uma vez que após seis anos sem alterações teria chegado a 33% em janeiro de 2011, no início do atual governo.