Economia

Notícia publicada quinta-feira 04 outubro 2012

Veículos que rodarem 17 quilômetros com um litro de gasolina terão impostos reduzidos

Gostou, compartilhe

Os veículos que circularem com pelo menos 17 quilômetros com um litro de gasolina ou 11 quilômetros por litro com etanol vão pagar menos impostos. É o que disse na quinta-feira (4) o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, sobre o novo regime automotivo. A regulamentação que foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O novo regime promete criar mais empregos na indústria brasileira e contribuirá para que a população tenha acesso a veículos mais baratos e com maior eficiência energética.

De acordo com o ministro, quem tiver um carro que entre nestas condições vai economizar R$ 1.150 por ano. A média de consumo, hoje, é aproximadamente 14 quilômetros por litro de gasolina e 9 com etanol.

Também, o governo decidiu que indústrias que utilizarem certa quantidade de peças nacionais terão desconto de 30% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a mesma porcentagem que subiu neste ano. Então, foi anunciado um desconto extra de até dois pontos percentuais para quem fizer carros mais econômicos, que gastem menos combustíveis.

O objetivo do governo é que as montadoras produzam carros com menos emissão de gases poluentes dos atuais 171 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro, em média, para cerca de 130 gramas por quilômetro em 2017.

O novo regime automotivo ficará em vigor de 2013 a 2017.O programa faz parte do Plano Brasil Maior, estratégia do governo federal para desenvolvimento da indústria brasileira.