Agrícola

Notícia publicada terça-feira 25 setembro 2012

Governador visita Expomate e reforça apoio a pequenos produtores

Gostou, compartilhe

O governador Beto Richa reafirmou no domingo (20) o compromisso do governo estadual em apoiar a agricultura familiar e destacou diversas medidas da sua gestão para fortalecer o agronegócio. O pronunciamento foi realizado durante encerramento da 12.ª ExpoMate, realizada em São Mateus do Sul. “É muito importante investir em suporte técnico para que nossos agricultores tenham produtos de mais qualidade e, assim, uma renda melhor”, disse ele.

Richa enumerou algumas das medidas de apoio à agricultura, adotadas pelo governo, como a criação da Agência Paraná de Desenvolvimento e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), esta para ações de sanitária agropecuária, o fortalecimento da Emater e do Iapar, a retomada do programa de calcário, e a compra de patrulhas rurais. “São programas fortes e bem-estudados que têm melhorado a vida dos produtores”, afirmou.

A ExpoMate é uma tradicional feira que oferece lazer e oportunidades de negócios para os agricultores de mate e comerciantes dos municípios da região. Nesta edição, foram mais de 70 expositores. O município de São Mateus do Sul é o maior produtor de mate do Paraná, sendo responsável pela produção de 18% da erva no Estado. O que representa mais de 50 milhões de toneladas por ano. “Um cultivo importante que estava esquecido e sem apoio. Nosso compromisso é resgatar a tradição e a relevância do mate no Paraná”, afirmou o governador.

Richa disse que gosta de visitar as exposições no interior, pois compreende a importância desses eventos para aquecer a economia da região. Segundo ele, a sua intenção é visitar nos quatro anos de gestão todos os 399 municípios paranaenses. “É fundamental conhecer as necessidades e característica de cada cidade. Tem municípios que não recebe um governador faz mais de 20 anos”.

INCENTIVO – Na feira, o governo esteve presente com estandes da Emater e do programa Bom Negócio, que oferece capacitação e crédito para micro e pequenos empresários. De acordo com Wilceu Kotrich, presidente da Associação Comercial, Indústrial e Agropecuária de São Mateus do Sul, o incentivo do governo estadual é necessário para o desenvolvimento da erva mate no Paraná. “Nosso objetivo é fazer com que esse produto volte a ser uma riqueza para o Estado. E contamos com o apoio do governo para isso”.