Esporte

Notícia publicada terça-feira 02 dezembro 2014

Atletas de Palmeira e Porto Amazonas realizam exame para troca de faixa

Gostou, compartilhe

Cerca de 25 atletas de Palmeira e Porto Amazonas prestaram exame para troca de faixa, em evento organizado pela federação de Karate Shubu-Do e realizado no último sábado (29), no Ginásio Durval Antônio de Freitas.O exame teve início com a faixa branca, seguido pelas demais faixas (amarela, laranja, verde, roxa e preta). Mestre Heitor Marcos Guera, 5º Dan e representante do estilo, destacou que os ensinamentos não terminam no momento em que os atletas alcançam a faixa preta, pois a partir deste ponto começa uma nova etapa em seus aprendizados, incluindo várias técnicas como luta de chão com quedas, projeções e imobilizações, uso da defesa pessoal incluído equipamentos como nunchaco e bastão, defesas de arma de fogo e luta com faca, entre outras.

O destaque do evento foi para cinco atletas de Palmeira que prestaram exame para se graduar na faixa preta. Após a realização das apresentações do programa específico para cada faixa, todos foram aprovados com êxito e elogiados pelo Gran Mestre Edson Carlos de Oliveira, o qual presidiu o exame.

O Mestre José Eduardo ficou encarregado de aplicar as provas escritas e físicas aos atletas que almejavam a tão esperada faixa preta, enfatizando a dedicação, disciplina e energia na realização dos movimentos executado por todos. Ao fim das avaliações, o Mestre fez menção elogiosa aos atletas mirins que realizaram exame nas demais faixas.

Um elogio especial foi feito a atleta Gabriela Gomes da Costa, faixa amarela que foi aprovada com êxito para faixa laranja. Ela foi a única representante do sexo feminino presente no evento e demonstrou estar preparada para realização de todas as atividades relacionadas ao Karate, lembrando que dentro do tatame o treinamento é igual para homens e mulheres.

Representando a Associação de Artes Marciais Karate Shubu-Do, estiveram presentes o Gran Mestre Edson Carlos de Oliveira, 12º Dan, fundador do estilo e presidente da Associação, Mestre José Eduardo (10º Dan), Mestre Patricia Ortiz (5º Dan), Professor Victor Lubel (3º Dan), Eliandra (2º Dan), David Lubel (1º Dan) e Monique Anne (1º Dan).

“Espero que mais pessoas, tanto homens quanto mulheres, procurem as artes marciais para uma melhor qualidade de vida. Além de fazer bem a mente, ajuda a cuidar da boa forma e saúde do corpo e é uma excelente forma de defesa pessoal para ser usada nos dias de hoje”, finalizou Guera.