Destaques

Notícia publicada segunda-feira 25 junho 2012

181 – Narcodenúncia completa nove anos com participação da comunidade e resultados concretos

Gostou, compartilhe

Criado em junho de 2003, o programa 181 – Narcodenúncia, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, mostra que a participação da comunidade foi muito acima do esperado, pois desde a sua criação já foram registradas milhares de denúncias, as quais resultaram na apreensão de drogas dos mais variados tipos e na prisão de centenas de pessoas envolvidas com o tráfico e uso de entorpecentes. Em Palmeira, nestes nove anos do programa, através de denúncias recebidas pela polícia através de ligações telefônicas ao 181, foram efetuadas 45 prisões, das quais cinco de mulheres, além de 11 apreensões de menores.

As denúncias também permitiram à polícia realizar apreensões de substâncias entorpecentes. No município de Palmeira, durante o tempo de funcionamento do programa, já foram apreendidas 120 gramas de cocaína, 43.688 pedras de crack e 24,9 quilos de maconha. Também foram efetuadas apreensões de armas utilizadas pelos envolvidos no tráfico, sendo três revólveres e duas facas. Da mesma fora, três automóveis e uma motocicleta que eram usados pelos traficantes foram apreendidos pela polícia.

Como orientação à população, a polícia pede ao cidadão que, ao realizar a ligação telefônica para o 181 tenha o máximo de informações possíveis sobre o traficante e o local onde o tráfico acontece. Se possível, informar nome, apelido e qualquer outro detalhe que possa observar, quanto mais detalhes, melhor será o trabalho da polícia no combate ao tráfico de drogas. As denúncias podem ser feitas de qualquer telefone e o programa garante o sigilo absoluto de quem denunciar. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer município do Paraná a qualquer hora, pois o atendimento do 181 funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Resultados

Em todo o Paraná, nestes nove anos do 181 – Narcodenúncia, já foram efetuadas prisões de 28.109 homens e de 5.333 mulheres, bem como a apreensão de8.822 adolescentes do sexo masculino e 1.466 do sexo feminino. Quanto às drogas apreendidas pela polícia, foram 8,5 toneladas de cocaína, 10,4 milhões de pedras de crack, 661,5 mil quilos de maconha, além de outras, como ecstasy, LSD. Heroína, haxixe, lança-perfume e mescalina.

A polícia considera que as pessoas que através do anonimato estão colaborando através do telefone 181 – Narcodenúncia , são os verdadeiros super heróis, pois com um pequeno gesto podem estar salvando muitas vidas, e apesar de serem sabedores que o resultado de sua ação através da denúncia dos traficantes ser totalmente anônima e que ninguém irá saber do trabalho que prestou a sociedade como um todo, em seu intimo, cada cidadão sabe que ao chegar em sua casa e olhar para a sua família terá contribuído para um mundo melhor.