Destaques

Notícia publicada segunda-feira 04 novembro 2013

Ambiental realiza patrulhamento em trecho do rio Iguaçu e apreende redes, catueiros e covo

Gostou, compartilhe

O Batalhão de Polícia Ambiental, através do Posto de Polícia Ambiental de Vila Velha, realizou patrulhamento aquático no início da manhã de sábado (2) na localidade de Vila Palmira, em São João do Triunfo, deslocando-se até Porto Feliz.
Durante a ação os policiais localizaram 185 metros de redes de malhas diversas armadas no leito do rio Iguaçu, além de 50 catueiros (varas de bambus com linha e anzol) e um covo, tudo armado para a captura de peixes em pleno período de Piracema. Os peixes capturados foram devolvidos ao rio para continuar seu ciclo reprodutivo.
Os policiais não conseguiram identificar os responsáveis pelo material predatório encontrado, pois não havia ninguém no local. Os objetos apreendidos foram encaminhados para a autoridade competente para devida destinação.
Somente nos últimos 30 dias a equipe da Polícia Ambiental de Ponta Grossa realizou diversas ações para prevenir e coibir a pesca predatória, orientando os pescadores sobre a Piracema. Neste período foram apreendidos aproximadamente 1.000 metros de redes de malhas diversas, 200 metros de espinheis, 22,5 quilogramas de peixes, uma embarcação com motor, além de duas prisões em flagrante por crimes de pesca predatória na região dos Campos Gerais, em patrulhamentos realizados nos rios Tibagi, Iguaçu, Imbituvão, Bitumirm e Represa de Alagados.
A Polícia Ambiental que iniciou no dia 1 de novembro e findará em 28 de fevereiro o período da Piracema, onde existem restrições para pesca, mesmo que com petrechos permitidos como caniço e molinete.
Já a pesca com material predatório como redes, tarrafas, espinheis covos, entre outros, é proibida a qualquer tempo, conforme legislação ambiental vigente, com pena de detenção de um ano a três anos, conforme artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais.
A população que necessitar de informações sobre a legislação ambiental ou queira registrar denúncia, deve entrar em contato com a Polícia Ambiental através do telefone (42) 3228-1581, ou diretamente no Posto de Vila Velha, localizado na rua Lagoa Dourada, 222, no Jardim Vila Velha, em Ponta Grossa.

 

Ambiental realiza patrulhamento em trecho do rio Iguaçu e apreende redes, catueiros e covo