Policial

Notícia publicada segunda-feira 20 julho 2015

Polícia Ambiental prende pescadores no rio Tibagi por práticas predatórias

Gostou, compartilhe

O Batalhão de Polícia, através do Posto de Polícia Ambiental de Vila Velha, prendeu duas pessoas no último domingo (19) por prática de pesca predatória no rio Tibagi, próximo ao Aeroporto Santana, em Ponta Grossa. A ação aconteceu por volta das 6h15, após denúncia.

No local da ocorrência foram abordados dois pescadores que estavam num barco de madeira com 13 redes de nylon, com malhas diversas, totalizando 166 metros. Diante do crime ambiental cometido, foi dado voz de prisão aos dois infratores ambientais e os mesmos foram conduzidos para a 13ª Subdivisão policial de Ponta Grossa, para lavratura do flagrante.

A Polícia Ambiental orienta que mesmo fora do período de piracema, materiais como redes, tarrafas, covos, espinheis e boia louca, são considerados predatórios e a utilização para pesca é considerada crime ambiental, cuja pena é de detenção de 1 a 3 anos e multa, conforme preceitua a Lei de Crimes Ambientais.

Denúncias sobre crimes ambientais na região dos Campos Gerais podem ser realizadas ao Posto Policial Militar Ambiental de Vila Velha através dos telefones (42) 3228-1581, ou pelo email bpambfv-vilavelha@pm.pr.gov.br.

Ipiranga

Na tarde de domingo a equipe policial foi até o município de Ipiranga – PR, no rio Imbituvão, e abordaram quatro pescadores em uma embarcação de alumínio. Com eles foram encontradas 10 redes de nylon, que ainda não tinham sido armadas. No patrulhamento aquático foram encontrados armados um espinhel de anzóis com 80 metros de comprimento e mais 16 redes de nylon, totalizando 200 metros de redes.

No local os policiais também encontraram 500 gramas de pescado (lambaris e tubarana). Diante do crime ambiental cometido, os pescadores receberam voz de prisão e os mesmos foram conduzidos para a 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, para lavratura do flagrante.