Destaques

Notícia publicada sexta-feira 24 outubro 2014

Prefeito de São João do Triunfo comenta resultados positivos da COP 6

Gostou, compartilhe

A região dos Campos Gerais teve seu representante durante a 6ª Conferência das Partes (COP 6), que aconteceu entre os dias 13 a 18, em Moscou, na Rússia. O prefeito de São João do Triunfo, Marcelo Hauagge Distéfano, integrou a comitiva brasileira, formada também por integrantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). O prefeito defendeu a agricultura familiar e os produtores de tabaco durante a Convenção ‘Quadro para Controle do Tabaco’. Na volta ao Brasil, comentou os resultados positivos obtidos no evento.

Para o prefeito de São João do Triunfo, os agricultores familiares têm motivos para comemorar o resultado da conferência. “O setor vai participar de todas as decisões e não haverá nenhuma restrição à produção e sim um apoio para diversificação e aumento da renda”, destacou ele.

O Brasil foi o responsável pelos temas dos artigos 17 e 18 da Convenção Quadro para o Controle do Uso do Tabaco (CQCT). Eles tratam da diversificação da produção do tabaco e da proteção do meio ambiente e da saúde dos trabalhadores. As propostas aprovadas fazem parte do relatório elaborado pelo Grupo de Trabalho da CQCT, formado por 35 países.

Na Rússia, a comitiva conseguiu a aprovação das propostas que contemplam a agricultura familiar. Durante a plenária, os representantes brasileiros defenderam a promoção e diversificação da cultura do tabaco e a proteção do meio ambiente e da saúde dos trabalhadores. A convenção foi realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e envolveu delegações de vários países.