Economia

Notícia publicada sexta-feira 17 outubro 2014

Inaugurada em Palmeira unidade de capacitação profissional do Sistema Fiep

Gostou, compartilhe

A antiga Estação Ferroviária de Palmeira, agora denominada Edifício Baptista Cherobim, tem nova função desde quinta-feira (16), quando foi inaugurada uma unidade do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), que ofertará cursos de capacitação profissional à comunidade, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O prédio foi reformado com recursos da Prefeitura de Palmeira e equipado com móveis e máquinas doados por empresas locais, tendo capacidade para formar cerca de 500 alunos por ano. No local também serão oferecidos produtos e serviços do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Durante o ato de inauguração, que contou com significativa presença de público, o prefeito Edir Havrechaki (PSC) destacou que a instalação de uma unidade do Senai vinha sendo reivindicada há muito tempo por empresários e indústrias do município. “Vivemos um momento de industrialização do município e existe a necessidade de oferecer capacitação profissional para os nossos jovens. Graças ao Sistema Fiep e às indústrias parceiras, agora isso será possível”, afirmou o prefeito em seu pronunciamento.

Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, a instalação da unidade de Palmeira faz parte do processo de interiorização das ações da entidade, que via atender as indústrias de todas as regiões do Paraná. “Palmeira está perto de Ponta Grossa e Irati, locais onde já temos unidades, mas estava desassistida em relação à capacitação profissional”, disse ele. “Com o interesse de atrair mais investimentos, a Prefeitura foi ousada ao reformar este espaço histórico e ao convencer os industriais para que doassem equipamentos. Com isso, o município certamente continuará atraindo investimentos”, argumentou Campagnolo.

Falando em nome dos empresários que participaram da instalação da unidade, Daniel Winocur, representando a empresa Huhtamaki, destacou a importância da iniciativa. “O município sempre foi muito vinculado à agricultura e não tínhamos aqui uma escola em que as pessoas possam ser treinadas em habilidades técnicas que permitam serem melhor incorporadas às nossas indústrias”, ressaltou Winocur.

A Huhtamaki, por exemplo, tem necessidade de trabalhadores capacitados em mecânica, elétrica e operadores de empilhadeiras. Além de capacitação para estas funções, a unidade do Senai também vai oferecer cursos de auxiliar administrativo, NR-10 e eletricista de automóveis. Pessoas interessadas em participar dos cursos ofertados na unidade começam a ser atendidas na próxima segunda-feira (20).

Estrutura

Na inauguração, foi prestada homenagem ao empresário e ex-prefeito Baptista Cherobim, cujo nome foi dado ao prédio da antiga Estação Ferroviária. O edifício tem área de 518 metros quadrados e as reformas tiveram investimento de aproximadamente R$ 200 mil.

Para equipar as quatro salas de aula e os laboratórios de metalmecânica e de elétrica, cinco indústrias do município doaram móveis e máquinas: Itesapar, Huhtamaki, Baston Aerossóis, Nilko e a CSS. Nos próximos anos, o Senai deve investir mais R$ 170 mil na aquisição de outros equipamentos para os laboratórios.

A nova estrutura terá capacidade de atender cerca de 80 alunos por turno. Com isso, a expectativa é que, a cada ano, em torno de 500 pessoas sejam capacitadas pelo Senai em Palmeira.

Além dos cursos de formação profissional, a unidade também levará ao município serviços do SESI – como a realização de Cipa e Sipat nas indústrias, diagnóstico de saúde e qualidade de vida do trabalhador e ações de educação continuada – e do IEL, que oferece programas e serviços que auxiliam na gestão das empresas.