Agrícola

Notícia publicada segunda-feira 07 maio 2012

Coopagrícola completa 50 anos de atividades na região dos Campos Gerais

Gostou, compartilhe

A Cooperativa Agrícola Mista de Ponta Grossa (Coopagrícola) completou no último dia 26 de abril 50 anos de fundação. Com matriz em Ponta Grossa, a cooperativa tem entrepostos nos municípios de Palmeira, Ipiranga e Ivaí. A unidade de Palmeira está localizada às margens da PR 151, na localidade do Benfica, e uma loja de insumos e peças agrícolas funciona na rua Cel. Alípio do Nascimento, no centro da cidade, atendendo cooperados e agricultores em geral.

Os resultados obtidos pela cooperativa nos últimos anos são motivos de orgulho para Gabriel Nadal, que está à frente da presidência da Coopagrícola há 17 anos. “Em 2011, por exemplo, o faturamento foi recorde e 200 novos associados passaram a fazer parte da cooperativa, que pretende crescer 10% neste ano, alcançando uma receita bruta de aproximadamente R$ 130 milhões”, prevê ele.

Na soma, todos os mais de 500 cooperados têm uma área cultivada de 43 mil hectares. A produção que é destinada à Coopagrícola conta com capacidade de secagem instalada em suas unidades de 550 toneladas/hora e capacidade de armazenagem de 120 mil toneladas. No fechamento de 2011, a cooperativa apresentou faturamento de R$ 116 milhões.

O presidente da Coopagrícola conta que assumiu a presidência da cooperativa em 1995, período que a empresa encontrava-se numa situação de endividamento. “Naquela época a cooperativa estava numa situação difícil e acredito que o grande feito foi o pagamento das dívidas da Coopagrícola. Hoje, a cooperativa encontra-se numa situação econômica e financeira bastante confortável, com créditos em bancos para manter as atividades e fazer novos investimentos”, comemora.

Responsabilidade social

A Coopagricola acredita que é responsabilidade de todos minimizar ou prevenir os impactos negativos causados ao meio ambiente. Para tanto desenvolve projetos de responsabilidade social nos municípios onde conta com cooperados.

O projeto CooperAção foi criado e desenvolvido para incentivar os funcionários a realizarem coleta seletiva de lixo, dentro da cooperativa e nas suas residências. O material reciclável recolhido é comercializado e utilizado para premiar os colaboradores através de sorteio.

Por sua vez, o projeto RespirAção busca através da preservação da natureza uma melhor qualidade de vida aos colaboradores, distribuindo dentro dos escritórios e externamente ao redor do imóvel da cooperativa, algumas espécies de plantas que absorvem a poluição do ar.

Já o projeto Escola no Campo é desenvolvido em parceria com uma empresa multinacional parceira da Coopagricola, nas escolas da rede municipal de Palmeira, Ivaí e Ipiranga e nas escolas municipal e estadual da localidade de Guaragi, em Ponta Grossa, tendo como objetivo principal levar conhecimentos de educação ambiental para os estudantes.

Por fim, o projeto Cooperjovem, em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), objetiva levar conhecimentos de cooperativismo a estudantes das terceiras séries do ensino fundamental.