Agrícola

Notícia publicada quarta-feira 30 janeiro 2013

Paraná lidera a coleta e destinação de embalagens vazias de agrotóxicos

Gostou, compartilhe

O Paraná é o campeão nacional na política reversa que recolhe embalagens vazias de agrotóxicos. No ano passado, o Estado recolheu 4.832 toneladas, à frente de São Paulo (4,5 toneladas) e e Goiás (4 mil toneladas). No País todo foram recolhidos 37,7 mil toneladas em 2012. Os dados foram divulgados ontem, pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

Nos últimos dez anos, mais de 237 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos utilizadas nas propriedades rurais brasileiras voltaram para os fabricantes que reutilizaram ou eliminaram o material, seguindo padrões ambientais definidos em lei. A prática, conhecida como logística reversa, se tornou obrigatória para o setor em 2002.

Em 2012, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), formado por agricultores, fabricantes — estes representados pelo inpEV —, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 4.832 toneladas de embalagens vazias no Paraná.

A quantidade de embalagens retiradas no estado é maior que a obtida em 2011, representa um crescimento de 8%. O estado responde 13% do total de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas no Brasil. Representantes do inpEV destacaram que o aumento do volume de embalagens recolhidas reflete o maior uso de agrotóxicos no país, mas também mostra que o atendimento à legislação nacional tem acompanhado o incremento da atividade agrícola.