Destaques

Notícia publicada terça-feira 15 abril 2014

Projeto do viaduto sobre a BR 277 é apresentado a quatro empresas construtoras

Gostou, compartilhe

O projeto de construção do viaduto sobre a BR 277, ligando a rua Conceição à avenida das Palmeiras, no bairro da Colônia Francesa, foi apresentado em reunião realizada na terça-feira (15), na Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Palmeira. Participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Planejamento Marcos Levandoski (PT), engenheiro Aldemar Viante, da Secretaria de Planejamento, engenheiros da concessionária Caminhos do Paraná e o vereador Domingos Everaldo Kuhn (PSC), além de representantes de quatro empresas que participarão da licitação para a construção do viaduto, que terá as propostas abertas na próxima terça-feira (22).

O viaduto terá 30 metros de extensão com 12 metros de largura serão sustentados por seis pilares, com passagem de veículos nos dois sentidos, como também, passeio para pedestres nas laterais das vias. De acordo com Viante, a empresa que vencer a licitação fará a estrutura do viaduto, conhecida também como obra de arte, com um custo próximo de R$ 900 mil. “O restante, como a pavimentação do viaduto, do entorno, rotatória e sinalização, por exemplo, ficará a cargo da concessionária, segundo a parceria firmada com a Prefeitura”, explicou o engenheiro.

Os engenheiros da Concessionária, André Matzgr da Silva e Jackson Yared, disseram que a intenção da Caminhos do Paraná é de que a obra esteja concluída até o final deste ano. O secretário de Planejamento reforça a expectativa pelo lado do Executivo. No entanto, explica que diversos fatores influenciam, desde a conclusão do processo de licitação, até situações que podem ocorrer durante a obra. “Tanto a Caminhos, quanto a Prefeitura querem que a obra fique pronta até o final do ano. Caso consigamos encerrar o processo de licitação em breve, sem impugnações, a ordem de serviço será feita já para o mês de maio”, disse Levandoski.

Histórico

A construção do viaduto da Colônia Francesa é uma das obras mais aguardadas pela população palmeirense, especialmente pela melhoria nas condições de segurança de quem passa pelo local, quer em veículos quer à pé. Dados da concessionária responsável pela rodovia dão conta que apenas cruzando a BR 277 naquele trecho são 1.400 veículos diariamente. No ano de 2013 e nos três primeiros meses de 2014, o trecho urbano da BR 277 em Palmeira foi cenário de inúmeros acidentes, que custaram a vida de nove pessoas e feriram mais 14.
Em janeiro, uma decisão do Executivo optou pelo cancelamento da realização da tradicional Expo Palmeira para que os recursos financeiros que seriam investidos na festa fossen direcionados para a construção do viaduto.

Projeto viaduto BR 277 (1)